Após eleições, institutos e coordenações de graduação da UFMT/CUA têm novos titulares em período de teletrabalho e aulas remotas

Política

Redação

Marcos Antônio


As aulas presenciais na UFMT foram paralisadas de abril a agosto do ano passado, quando então passaram a ser realizadas a distância, flexibilizadas, por meio da internet. Porém, as atividades administrativas realizadas por teletrabalho não sofreram alteração nas rotinas, bem como realização de projetos de pesquisa e extensão.

No Campus Araguaia, assim como nos demais campi (Sinop, Várzea Grande e Cuiabá), mantém a dinâmica institucional em 2021, com realização de eleições, ainda que a distância, para troca na titularidade das Pró-reitorias, direção de institutos e coordenações de cursos de graduação.

No Araguaia, o Engenheiro Rodrigo Ferreira de Azevedo, eleito pela comunidade acadêmica, atualmente responde pela gestão da Pró-reitoria da Campus, substituindo o prof. Paulo Jorge da Silva.

No Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), administrado pela direção da professora do curso de Letras, Lennie Bertoque, passou à administração do professor do curso de Direito, Adam Luís Claudino de Brito.

A professora do curso de Engenharia de Alimentos, Loyse Tussolini, foi reeleita para o seu segundo mandato, para administração do Instituo de Ciências Exatas e da Terra (ICET). O primeiro mandato iniciou em março de 2017, com término em fevereiro de 2020, mas foi recolocada no cargo para o biênio de 2021 a  2025.

 

Comunidade acadêmica do Campus Araguaia, após eleições realiza troca de gestores dos Institutos e coordenações de cursos de graduação - Imagem: Cristiano Costa.

 

No Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) anteriormente conduzido pelo professor do curso de Educação Física, Carlos Alexandre Abitante, está atualmente sob a responsabilidade da professora do curso de Farmácia, Eliane Augusto Ndiaye.

Após processos eleitorais, as trocas das direção de institutos ocorrem de quatro em quatro anos e de dois em dois anos nas coordenações cursos, com participação de grupos de estudantes, professores e servidores técnicos. Cada segmento com peso de 33% na composição dos votos totais.

Nem sempre os coordenadores de curso são eleitos por intermédio de processo eleitorais na UFMT/CUA. Quando isso ocorre a decisão de escolha do novo gestor fica a critério dos colegiados, formados por representante docente, discente e servidor técnico.

 

Atuais diretores dos institutos UFMT/CUA

  • ·         Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) - profa. Eliane Augusto Ndiaye (Farmácia).
  • ·         Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Profa. Loyse Tussolini (Engenharia de Alimentos).
  • ·         Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Prof. Adam Luís Claudino (Direito).

 

Trocas nas coordenações de cursos

Quanto às coordenações no processo de alternância nas gestões dos cursos de graduação, segundo o professor Gilson Costa, “após a votação finalizada, aquele ou aquela que for mais votado assume a coordenação de curso e fica responsável por questões administrativas, pedagógicas. Presidindo colegiado de curso e o núcleo docente estruturante (NDE).”

As atividades dos coordenadores tem quase sempre rotina de muitas atividades. O gestor dos cursos assumem multitarefas, como responder pelas respectivas graduações, com atenção aos processos de matrículas, atendimento de estudantes, responder por trâmite processuais, presidir o colegiado do curso, que é formado por professores, discentes e servidores técnico, cujo trabalho é dar fluxo às atividades discentes no curso.

Como as questões administrativas dizem respeito ao instituto em que o curso está integrado deverá regularmente participar de reuniões com a Congregação, que é formada por representantes de cada segmento, quando se toma decisões pertinentes às respectivas graduações.

Se não bastasse, é de sua responsabilidade as atividades pedagógicas, como organizar o semestre letivo, seguindo regimentos internos, definir horários de aula, acompanhar laboratórios. Nas horas vagas dialogar com professores e estudantes sobre procedimentos acadêmicos e pedagógicos da graduação.

Diante de tantas atividades nem sempre a negociação para a manifestação do docente para o cargo eletivo é uma decisão simples, contudo, havendo interesse o docente poderá seguir no cargo para mais tempo, quando se renova a titularidade, sem limite de prazos, em conformidade com decisão dos pares. “Caso o professor ou professora, que esteja terminando esses dois anos, e deseje continuar na função de coordenador de curso, mais dois anos, é obrigatório um novo processo de escolha,” pontua Costa.

Já para as direções dos institutos, “os interessados e interessadas aos cargos dever ser professores doutores, e ter coordenado algum dos cursos da universidade,” segundo Tussolini. Assim como para os coordenadores de cursos devem submeter às eleições envolvendo professores, servidores técnicos e estudantes.

 

Atuais coordenadores de cursos da UFMT, Campus Araguaia.

Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
  • ·         Direito - Isabelle Baptista
  • ·         Geografia - Antonia Ieda Delfino Viana
  • ·         Jornalismo - Gilson Moraes da Costa
  • ·         Letras - Geralda Fátima de Souza Rodrigues

 

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)

  • ·         Biomedicina - Maximillian Wilhelm Brune
  • ·         Ciências Biológicas - Cristina Filomena Justo
  • ·         Educação Física - Rodrigo Amâncio de Assis
  • ·         Enfermagem - Myrian Veronez Lacerda
  • ·         Farmácia - Eliane Aparecida Suchara


Instituto de Ciências exatas e da Terra (ICET)

  • ·         Agronomia - Euro Roberto Detomini
  • ·         Ciência da Computação - Robson da Silva Lopes
  • ·         Engenharia de Alimentos - Julia Teixeira de Paula
  • ·         Engenharia Civil - Danilo Hiroshi Konda
  • ·         Física - Gilberto de Campos Fuzari Junior / em processo de eleição
  • ·         Matemática - Marcio Lemes de Sousa
  • ·         Química - Eduardo Ribeiro Muller