Com 54,07% dos votos válidos engenheiro Rodrigo Azevedo é eleito novo pró-reitor do Campus Araguaia

Eleições

Júlia Viana

 

A comissão eleitoral publicou na última segunda-feira (14) o resultado oficial da consulta pública para escolha de pró-reitor do Campus Araguaia, da Universidade Federal do Mato Grosso. Com 54,07% dos votos, o servidor técnico, engenheiro Rodrigo Ferreira de Azevedo foi escolhido pela Comunidade Acadêmica para ocupar o Cargo na gestão para os próximos quatros anos (2020 – 2024).


O engenheiro Rodrigo Azevedo é eleito pela comunidade acadêmica 
o novo pró-reitor do campus Araguaia. Imagem: reprodução. 


A votação foi paritária, resultando em peso maior na contagem dos votos para os docentes, observando o quantitativo de cada segmento acadêmico, que resulte na equidade do voto. Ao todo, a votação teve 962 votos validos, divididos entre os quatro candidatos postulantes. 

O candidato vencedor teve 79 votos de professores, 78 de técnicos e 161 de estudantes de graduação e pós-graduação, no final da contagem de votos sem avaliar os pesos dos segmentos, o novo pró-reitor obteve 318 votos. 

Na sequência com destaque na votação, em segundo lugar, a candidata professora Lennie Bertoque obteve 63 votos de professores, 4 de técnicos e 438 de estudantes de graduação e pós graduação, totalizando 34,19%.   

Na totalização, Bertoque atingiu 505 votos dos três segmentos, votação expressiva dos discentes na ex-diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), bem acima do resultado de Azevedo, que venceu entre os eleitores docentes e, principalmente, servidores técnicos, com amplo apoio durante o processo de realização da consulta para a pró-reitoria do Campus Araguaia.

Em terceiro lugar, entre os mais votados, o candidato Fernando Pedroni obteve 31 votos de professores, 53 de estudantes de graduação e pós graduação, totalizando 8,29%

Com 2,26% dos votos dos eleitores, professora Antonia Ieda obteve 6 votos de professores, e 24 de estudantes de graduação e pós-graduação.

A posse

Azevedo, após o resultado da consulta, aguarda manifestação do reitor Evandro Silva sobre procedimentos para a posse, oficialmente. 

De acordo com o novo pró-reitor do Campus Araguaia, seu próximo passo é "elencar todas as demandas recebidas no período de campanha e iniciar os planejamentos e das propostas para execução em curto, médio e longo prazo, além de montar a equipe de trabalho para a Supervisões e Gerências do CUA."

Acrescenta que, passado o processo de disputas, todos são "parte da UFMT, no período eleitoral houve candidatos à disposição do cargo de Pró-reitor o que é salutar para a nossa democracia, porém agora somos servidores da UFMT, com o propósito de fazer o melhor para a nossa comunidade, portanto fico a disposição de todos," afirma, sinalizando para a comunidade acadêmica a necessidade da busca pela harmonia entre os segmentos acadêmicos em favor do Campus Araguaia.