O processo de aprendizagem não se completa sem que haja as
descobertas. Enquanto a sala de aula for umespaço tradicional similar a uma
prisão, será sempre lócus de experiências não libertadoras e tradicionais.
Transformar o ambiente da sala de aula em algo prazeroso e
atraente é o desafio de qualquer professor e escola em quaisquer dos níveis.
Não se pode admitir, tanto nas universidades quanto nas escolas de ensino
básico que a sala de aula seja lugar de se manter tradições. No entanto,
atualmente, é o que se vê em grande parte das escolas e universidades.
À parte os salários e a falta de condições de trabalho,
creio ser necessário uma cruzada contra o tradicionalismo na sala de aula. Como
já defendi aqui em várias outras postagens, profanar a sala de aula e quebrar o
tradicionalismo vigente é fundamental para que se transforme o processo de
aprendizagem e troca de saberes. Sem que isso ocorra, qualquer política pública
voltada para a melhoria da qualidade do ensino será fadada ao fracasso.
A sala de aula precisa ser um ambiente atrativo e acolhedor
para estudantes e professores. Só assim se muda essa perspectiva histórica de
uma educação exclusiva e seletiva. O desafio da educação brasileira não é
servir apenas ao mercado, mas, incluir pessoas em postos de trabalho e indicar
o rumo das descobertas do exercício pleno da democracia. Pode ser utópico. Mas,
tem de ser a meta.
Via Ufam para o futuro
Ilustração: Álbum The Wall, do Pink Floyd, que inclui a faixa “Another brick in the wall – part II”. Sua letra e o videoclipe abaixo, um dos primeiros com ROTEIRO da história da música, traziam duas críticas ao sistema educativo.