Sala de aula: o espaço das descobertas



O processo de aprendizagem não se completa sem que haja as descobertas. Enquanto a sala de aula for umespaço tradicional similar a uma prisão, será sempre lócus de experiências não libertadoras e tradicionais.
Transformar o ambiente da sala de aula em algo prazeroso e atraente é o desafio de qualquer professor e escola em quaisquer dos níveis. Não se pode admitir, tanto nas universidades quanto nas escolas de ensino básico que a sala de aula seja lugar de se manter tradições. No entanto, atualmente, é o que se vê em grande parte das escolas e universidades.

À parte os salários e a falta de condições de trabalho, creio ser necessário uma cruzada contra o tradicionalismo na sala de aula. Como já defendi aqui em várias outras postagens, profanar a sala de aula e quebrar o tradicionalismo vigente é fundamental para que se transforme o processo de aprendizagem e troca de saberes. Sem que isso ocorra, qualquer política pública voltada para a melhoria da qualidade do ensino será fadada ao fracasso.

A sala de aula precisa ser um ambiente atrativo e acolhedor para estudantes e professores. Só assim se muda essa perspectiva histórica de uma educação exclusiva e seletiva. O desafio da educação brasileira não é servir apenas ao mercado, mas, incluir pessoas em postos de trabalho e indicar o rumo das descobertas do exercício pleno da democracia. Pode ser utópico. Mas, tem de ser a meta.

Via Ufam para o futuro

Ilustração: Álbum The Wall, do Pink Floyd, que inclui a faixa  “Another brick in the wall – part II”. Sua letra e o videoclipe abaixo, um dos primeiros com ROTEIRO da história da música, traziam duas críticas ao sistema educativo.