UFMT divulga cartilha de orientações à comunidade acadêmica sobre ‘vida na universidade durante a pandemia’

Instruções

 

Redação

Thaynara Fernandes


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou no dia 10 de junho Guia de cartilhas e sites para a vida na universidade durante a pandemia, com o objetivo de ampliar informações institucionais para a comunidade interna e externa, além da busca de melhorar o bem-estar e saúde mental da comunidade acadêmica e desempenho pedagógico e profissional, como destacado no documento.

No Guia há informações que ajudam no planejamento das refeições, na prática de exercícios físicos e no planejamento das finanças pessoais. Oferece dicas para estudos com canais de minicursos online e gratuitos, acesso a bibliotecas virtuais com livros digitais, acadêmicos e de literatura, materiais relacionados à saúde mental, ao trabalho e aposentadoria, a garantia dos direitos, entre outros assuntos.

O conteúdo foi idealizado para atender todas as idades, principalmente para os alunos que estão chegando à universidade, no seu primeiro contato com a instituição, contendo informações sobre o funcionamento da UFMT.

 

UFMT divulga cartilha com informações de interesse da comunidade acadêmica, com atenção ao funcionamento da universidade e bem-estar no período de pandemia – Imagem: reprodução.

De acordo com o estudante e estagiário de psicologia da UFMT Elias Rafael Kochhann Coradini os temas presentes no guia foram baseados em “estudo denominado diagnóstico e estratégias institucionais de apoio à permanência e conclusão na graduação”. O guia é resultado de consulta à comunidade acadêmica publicado em 2020 pela Gerência de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos (GDIEE).

A cartilha faz menção ao cenário atual, com os novos desafios relacionados a Covid-19 e traz instruções de como manter a saúde mental para o período de isolamento social. A equipe responsável pela elaboração escolheu temas que pudessem auxiliar a comunidade no geral, por isso, os temas foram ampliados, afirma Rafael Kochhann.

O documento, realizado pela Gerência de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos (GDIEE), teve a participação de professora, estudante, e também de egressas, que fizeram parte da consulta. A Associação mato-grossense de Dislexia integrou a equipe de trabalho para a elaboração da cartilha.