Professores do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT Araguaia realizam minicursos voltados para Escrita Científica

Ciência 

Maria Eduarda Carvalho

Maria Eduarda Bonfim 



Professores da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), realizam projeto acadêmico voltado à capacitação de estudantes e profissionais na produção de textos científicos. O principal objetivo da iniciativa é proporcionar conhecimento sobre a redação de artigos, resumos e outros documentos acadêmicos, com foco no desenvolvimento de habilidades práticas na escrita científica.



UFMT, Campus Universitário do Araguaia, da cidade de Barra do Garças. Curso "Escrita 

Científica" será oferecido com aulas presenciais e atividades liberadas em plataforma digital 

- imagem reprodução.


 

 Atividades do projeto terão início no próximo mês. As palestras presenciais ocorrerão na unidade universitária da cidade de Barra do Garças. O conteúdo das atividades será disponibilizado online, por meio do canal no YouTube, "Escrita Científica Simplificada", que já está no ar desde janeiro. O projeto é coordenado pela professora Renata Lázara de Araújo, do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e tem previsão de duração de um ano.

 

De acordo com a coordenadora, os minicursos serão oferecidos sobre métodos e técnicas de escrita científica, abordando desde a busca por referências até a adequação às normas técnicas, como as exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e por revistas científicas. Araújo destaca que as atividades serão realizadas de forma híbrida, combinando palestras presenciais e conteúdos disponíveis em plataformas digitais.

 

Além da coordenadora, o projeto tem a participação de duas professoras, Júlia Teixeira de Paula e Paula Becker Pertuzatti Konda, que atuam como vice coordenadoras. Dois alunos de graduação, um aluno de pós-doutorado e dois alunos de pós-graduação fazem parte do desenvolvimento das atividades do curso acadêmico, totalizando 12 estudantes de graduação envolvidos diretamente nas atividades.

 

Desafios da Escrita Científica

 

A coordenadora Renata Araújo destaca que muitos estudantes enfrentam dificuldades comuns na escrita acadêmica, como a busca por referências, organização do texto e adaptação às exigências normativas. "Nosso objetivo é proporcionar um aprendizado acessível e prático, garantindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a escrita científica", afirma.

 

Os minicursos serão realizados presencialmente no Campus Araguaia, e com ações disponibilizadas pelo canal no YouTube, ampliando o alcance do conteúdo para estudantes de outras instituições e para o público em geral.

 

Entre as ferramentas que disponíveis nos cursos estão o Mendeley, ChatGPT, Grammarly e Google Acadêmico, além de técnicas para a estruturação de artigos, elaboração de currículos Lattes e preparação de apresentações científicas.

 

Acesso e Inscrições

 

As inscrições para as atividades dos minicursos “Escrita Científica” serão abertas, em período próximo da data início dos minicursos, que será informado nas redes sociais dos cursos do ICET. 


Os minicursos estarão disponíveis para estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e profissionais interessados na escrita científica. As vagas presenciais serão limitadas a 30 participantes por palestra, mas o conteúdo online será acessível a qualquer interessado, garantindo a ampla disseminação do conhecimento.


***

Erramos – a matéria sofreu alteração no título após publicação. A referência sobre o ‘Instituto de Ciências Humanas e da Terra’ foi descrita incorretamente, então, alterada para ‘Instituto de Ciências Exatas e da Terra’.