Peça teatral ‘Retirante: Asa Branca’ será apresentada neste sábado em Barra do Garças; evento aberto ao público

Cultura

Maria Eduarda Bonfim  


A peça “Retirante: Asa Branca” será apresentada neste sábado (26), na cidade de Barra do Garças (MT), com produção de grupo Teatro Plenilúnio de Cuiabá. A apresentação ocorre às 19h (horário de Brasília), no Centro Cultural Valdon Varjão, com entrada gratuita.

 

Na performance do ator Ismael Diniz, em cena a trajetória dos sertanejos em tempos de seca, que dá vida ao personagem Asa Branca, conduzindo o público por uma narrativa marcada pela resistência. A ave símbolo do sertão, imortalizada na canção de Luiz Gonzaga, portanto, central na peça.



Ator Ismael Diniz em apresentação do espetáculo Retirante: Asa Branca - imagem reprodução.


 

A direção é de Luciano Paulo da Silva, com experiência nas artes cênicas. A apresentação integra o projeto Barra em Cena, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Cultura de Barra do Garças.

 

No espaço interior do Centro Cultural haverá a exposição fotográfica "Olhares do Araguaia", produzida pelo Núcleo de Produção Digital da UFMT.  A coordenadora do projeto Yandra Firmo destaca que existe um público com interesse pelo espetáculo artístico que poderá, então, apreciar o trabalho artístico.

 

Curso de adaptação literária

 

No domingo (27), o coletivo Barra em Cena  realiza ainda o curso “Adaptação de Obras Literárias para o Palco”, aberto ao público, voltado a jovens e adultos interessados em teatro. A atividade ocorre entre 9h e 13h, no Centro Cultural Valdon Varjão, com inscrições online por meio de formulário.

 

Ministrado por Luciano Paulo da Silva, o curso aborda o processo criativo de adaptação de obras literárias para o teatro, explorando técnicas e os desafios dessa transposição.

 

Coletivo Barra em Cena

 

O coletivo Barra em Cena é formado pelos artistas Yandra Firmo, Juliane Coelho, João do Couto e Luciano Paulo, que desenvolve pesquisas autorais com foco nos impactos sociais contemporâneos. O grupo se dedica à democratização do acesso às artes cênicas e à valorização da produção mato-grossense.