UFMT lança aplicativo para acadêmicos acessarem documentos no formato digital dos Campi

Tecnologia

Agência Focaia 
Redação 
Barbara Argôlo
 Foto: Barbara Argôlo

Aplicativo permite acesso a notícias e eventos da universidade
Lançado nessa terça-feira (27), novo aplicativo UFMT que disponibiliza para o usuário dados acadêmicos como coeficiente, notas, planilha de horários e cardápio do restaurante universitário (RU), além de notícias e editais dos campi.
 
O dispositivo está liberado para download gratuito para as plataformas Android e IOS.
 
A ferramenta possui dados acadêmicos como coeficiente, notas, planilha de horários e cardápio do restaurante universitário (RU), além de notícias e editais dos campi.

A carteirinha do estudante passa agora a ser digital, acessada por meio de um código, o QR code, dispondo de todos os dados do usuário, contidos no aplicativo. 
 
Para acessar o aplicativo o aluno deve inserir o registro geral (RGA) e a senha (a mesma utilizada na biblioteca da universidade).

De acordo com o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiz Guilherme Carvalho, o setor de tecnologia da UFMT coleta sugestões de melhorias tecnológicas para os campi, e a ferramenta digital surgiu de uma ideia de estudantes e professores. 
 
"O processo de elaboração se deu basicamente através das demandas partidas dos universitários da UFMT, uma vez que era necessária uma modernização de acesso de dados para os alunos," ressaltou.

A UFMT, campus Araguaia, já utiliza a tecnologia como ferramenta de otimização do cotidiano acadêmico, através do aplicativo SGU (Sistema de Gestão Universitária), pelo qual é possível realizar solicitações de informática ou de manutenção predial e empréstimo de equipamentos de forma rápida.

A ferramenta é resultado de uma parceria entre as secretarias de Tecnologia da Informação (STI), Tecnologia Educacional (Setec) e de Comunicação e Multimeios (Secomm). 

O aplicativo UFMT pode ser baixado gratuitamente através das plataformas de aplicativo IOS e android.