CineClube Roncador relembra a 'Revolta de Stonewall' com sessão de cinema e debate


Cinema

Agência Focaia
Redação 
Júlia Viana


     Marcha pela Revolta de Stonewall em 1970 nos Estados Unidos. Movimento virou filme, o qual será 
apresentado na UFMT Araguaia Unidade de Barra do Garças. Imagem: Reprodução. 

Na terça-feira (23), o projeto de extensão Cineclube Roncador da UFMT/CUA relembra a Revolta de Stonewall, e realiza uma sessão de cinema e debate do preconceito contra a comunidade LGBTQIA+. Ocorre às 14h30 na sala 224 da UFMT Campus Araguaia Unidade II.

O objetivo da sessão é fomentar o debate a respeito da causa LGBTQIA+ e mostrar o preconceito ainda sofrido pela comunidade. De acordo com a estudante de jornalismo que participa do projeto Layra Santana, o debate após a exibição do filme contará com a presença da comunidade externa, do Cores, coletivo LGBTQIA+ da UFMT/CUA. Haverá também a participação do professor Luis Antonio Bitante Fernandes que coordena grupo de pesquisa em Gênero, Identidade e Sexualidade (GIS).

No dia 28 de junho de 2019 foram comemorados os 50 anos da Rebelião de Stonewall, um marco no movimento LGBTQIA+, que foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT, contra uma invasão da polícia de Nova York, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969 no bar Stonewall Inn.

O filme apresentado será "A Revolta de Stonewall" produzido e dirigido por Kate Davis e David Heilbroner, lançado em 2010 e conta a história a partir das vozes dos principais ativistas que participaram dos protestos, mostra também o lado dos policiais que, autorizados pelo Estado, fizeram a ação violenta no bar em Nova Iorque.