Professores da UFMT em assembleia votam contra a deflagração de greve da categoria para o próximo dia 15

Greve


Pamela Santana

 

Professores dos cinco Campi da UFMT (Cuiabá, Barra do Garças, Várzea Grande e Sinop) se reuniram na tarde desta quinta-feira (04) em Assembleia Geral, promovida Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT), para decidir sobre deflagração de greve.

 

Após debate e votação em assembleia, a categoria não aprovou por maioria a realização de greve. Contudo, ficou decidido entre os docentes que a tentativa de negociações com o Governo Federal persiste, o que poderá resultar em um novo cenário de mobilizações.


A assembleia da ADUFMAT reuniu 177 docentes, os quais decidiram o voto em cada campi. Assim, a votação na UFMT/Cuiabá foram 62 votos favoráveis e 34 contrários, em Sinop 9 favoráveis e 37 contrários, enquanto o campus do Araguaia teve 10 favoráveis e 25 contrários. No final da votação, na soma geral, 81 votos favoráveis e 96 contrários a deflagração de greve.



Docentes do Campus Araguaia realizam assembleia e maioria decide não aprovar greve da
categoria na UFMT
 - imagem: Marcelo Borges.


Na manifestação da categoria, os professores afirmaram que há motivos para o início da greve. Porém, a data indicada pelo Sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior (ANDES), dia 15 deste mês, não conseguiu consenso, devido ao encerramento do semestre letivo na próxima semana e férias dos professores que iniciam no final deste mês, o que poderia inclusive esvaziar as mobilizações.


Movimento Nacional

 

No último mês, o indicativo de greve foi aprovado pelo Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) ANDES. A decisão teve como base as votações em assembleias realizadas pelas seções sindicais do país. Este mesmo Setor orientou que entre os dias 26 de março e 9 de abril, fossem feitas novas assembleias gerais pelos sindicatos de todas as instituições federais, para a decisão sobre a deflagração de greve dia 15 deste mês. 


Após as realizações das assembleias gerais, o ANDES se reunirá na próxima quarta-feira (10) para então decidir sobre a deflagração de greve, após o resultado da posição dos sindicatos das universidades brasileiras. 


A UFMT, portanto, vai somar aos sindicatos que são contrários à greve das universidades públicas neste momento. A expectativa é quanto ao posicionamento dos sindicatos em todos os estados. No Brasil os servidores técnicos de universidade públicas federais estão em greve, inclusive da universidade mato-grossense e tentam negociação com o governo federal. 


De acordo com o site do sindicato nacional dos docentes, o objetivo é mobilizar a todos para que a greve seja deflagrada e o Governo Federal passe a discutir propostas e negociar com os servidores federais. A categoria está insatisfeita com as movimentações do governo nos últimos anos quanto à valorização das instituições federais.