Museu da UFMT lança cartilha sobre aves do cerrado, em português e Xavante

Cultura

 

Wanessa Barbosa 

Thamires Coelho

   

Lançada nesta terça-feira (16), às 8h, na Escola Irmã Diva Pimentel, em Barra do Garças, a cartilha “Aves do Muhna”, que visa a divulgação científica de 10 aves do museu de expressão para os povos originários, comunidades xavantes. A publicação foi elaborada no ano passado, pelo Museu de História Natural do Araguaia (MUHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA).

  

O evento abre a semana de atividades dos Povos Indígenas, na Escola Irmã Diva Pimentel, de Barra do Garças, cujas atividades iniciam as 8h com uma roda de conversa com o Indígena, Oscar Wa’raiwe um dos autores da publicação.



Museu da UFMT Araguaia (Muhna), lança cartilha "Aves do cerrado," em português e Xavante 

imagem reprodução Muhna.



A cartilha vai ser dividida em duas partes informativas para cada acervo, a primeira em português e a segunda em dialeto xavante. Conforme o projeto, a publicação busca a troca de conhecimento de maneira que haja uma interação pela interculturalidade. 


A iniciativa do evento foi realizada em colaboração com os professores da UFMT/CUA, Deyvisson Pereira da Costa e Maxwell Gomes Miranda, com tradução para a língua indígena realizada pelo líder Xavante Oscar Uberete. 


“O museu tem um forte trabalho de preservação ambiental. Com esse projeto, ‘MUHNA, ciência, tecnologia e inclusão’, o museu passa a considerar a importância de trazer grupos vulneráveis como portadores de deficiência, indígenas, quilombolas, ou pelo menos uma parte desses grupos vulneráveis para dentro do museu,” afirma Costa. 

 

No evento, além do lançamento da cartilha, haverá também exposição fotográfica produzida pelo indígena Divino Tserewahú. As fotografias permanecem em exposição na biblioteca da escola até a próxima sexta-feira (19), e poderá ser visitada pelo público das comunidades regionais. Também serão doados 100 exemplares da cartilha para a escola.