Marluce Souza é a nova reitora da UFMT, com 51% dos votos da comunidade acadêmica

Eleições UFMT

 

Raissa Ali 

 

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato grosso elegeu Marluce Souza (chapa 1) com 50,9% dos votos, no segundo turno das eleições informais, realizadas nesta terça-feira (2), nos quatro Campi da instituição, para um mandato de quatro anos. Evandro Silva (chapa 2), apesar de vencer no primeiro turno, ficou em segundo lugar com 47,3% das escolhas dos três segmentos do eleitorado.

 

Compareceram para as eleições, conforme dados da comissão eleitoral, 6 813 votantes entre estudantes, professores e técnicos. Votos brancos (0,9%) e nulos (0,7%) somaram 97 votos, com participação da comunidade acadêmica que pode ser considerada baixa também no segundo turno, numa universidade com mais de 30 mil pessoas, entre os três segmentos da instituição nos seus quatro Campi.

 



Marluce Souza, a reitora eleita da UFMT, ao lado do vice-reitor Silvano Macedo Galvão, 

durante debate no Campus Araguaia - imagem Jhenniffer Muniz.



As eleições ocorreram de forma paritária na divisão de 33% de peso para cada categoria. Ao final, com margem apertada de votos, Marluce supera o atual reitor, no segmento servidores técnicos e estudantes. Evandro conseguiu melhor votação entre docentes, categoria em que saiu vencedor com margem de 164 votos, num total de 1 302 votantes.

 

As eleições informais foram realizadas em dois turnos, com participação de quatro chapas, superadas pelos dois candidatos. Na primeira volta, o atual reitor Evandro Silva, obteve 31,5% dos votos e Marluce Souza 26,3%. Nas urnas, neste segundo turno, portanto, houve mudanças de posição entre os candidatos, com superação da professora.

 

Na categoria estudante, Marluce obteve 2 526 votos contra 1 681 de Evandro, uma diferença de 845 votos. No segmento servidor técnico a professora atingiu 644 votos, enquanto Evandro obteve 597, indicando a superação de Marluce com 47 votos.

 

Lista tríplice 

 

O resultado da consulta informal, contudo, não garante a posse da chapa escolhida pela comunidade acadêmica. A decisão final cabe ao presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá avaliar a lista tríplice composta pelos primeiros colocados nas eleições internas, realizadas pela comunidade acadêmica da UFMT.

 

No período da presidência de Jair Bolsonaro (PL), nem sempre as listas das universidades públicas foram respeitadas, o que resultou em protestos pelas comunidades acadêmicas em alguns estados. No entanto, nos dois mandatos anteriores do atual presidente (2003-2011), os resultados das eleições informais foram considerados, com indicação do primeiro nome da lista tríplice.

 

A reitora eleita, após a confirmação oficial da presidência, toma posse no dia 21 de outubro, para um mandato que se encerra em 2028.

 

Resultado do Araguaia

 

O Campus Araguaia não acompanhou os resultados finais obtidos em todos os demais Campi nas eleições para reitoria. Enquanto o atual reitor e candidato à reeleição conseguiu obter mais votos em dois segmentos, professores e servidores técnicos, a reitora eleita venceu na categoria estudantes. 

 

Nas UFMT/CUA compareceram 520 votantes, e conforme o resultado da votação, Marluce recebeu apoio dos estudantes, com 170 votos, contra 141 do atual reitor. 

 

No entanto, Evandro conseguiu se sair melhor com os servidores técnicos obtendo 36 votos, contra 21 da professora. Quanto aos professores, Marluce com 49 votos, também não conseguiu superar o atual reitor, que obteve 91 apoios da categoria nas urnas.

 



As quatro chapas que participaram das eleições informais da UFMT, com exposição para fotos 

de apoiadores no Campus Araguaia - imagem Jhenniffer Muniz.