Graduandos do curso de direito da UFMT/CUA levam informações jurídicas aos alunos do IFMT Barra do Garças

Acadêmico 

Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo
                                          Fotos: Arquivo pessoal Luiz Guilherme Carvalho
Acadêmicos do curso de direito levam informações a alunos do IFMT sobre o papel social das universidades, na formação do desenvolvimento humano

Através do projeto “Saber Direito: Ações cidadãs em Barra do Garças”, acadêmicos do curso de direito da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, promoveram no último sábado (30) um encontro com alunos do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Barra do Garças (MT) objetivando prestar informação jurídica e social. Um dos temas abordados, foram as questões orçamentárias das universidades públicas brasileiras.

O projeto jurídico foi fundado em 2016, coordenado pela Professora do curso de Direito da UFMT/CUA, Larissa Lauda Burmann, com auxílio de dois estudantes bolsistas. Compõe o grupo de atividades cerca de 20 acadêmicos, participando das atividades jurídicas voltadas para a sociedade. Como destaca Luiz Guilherme Carvalho, membro do projeto e acadêmico do curso de direito da universidade, o objetivo é ampliar o conhecimento jurídico e experiência prática dos estudantes, além de prestar serviço social à comunidade através de palestras e de assistência jurídica gratuita.

Durante a visita ao Instituto Federal de Mato Grosso, fora debatido a Lei 12.711, denominada “Lei de Cotas”, que segundo Carvalho é uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, conscientizando os alunos acerca de direitos e deveres do cotista em universidades públicas. 

Na pauta do debate esclarecimentos sobre o PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, regulamentado pelo Decreto Lei 7.234. A discussão se estendeu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é responsável pela avaliação dos estudantes que ingressam no ensino de graduação no país, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para todos (ProUni).

Estavam presentes não só alunos, mas professores e técnicos [do Instituto], que aproveitaram a oportunidade para questionar sobre a greve dos estudantes da UFMT. 
Na avaliação de Luiz Guilherme, a visita foi produtiva.  O IFMT, segundo ele, manifestou interesse em mais palestras jurídicas, tendo como tema as universidades e políticas públicas de assistência estudantil.