Estudantes da UFMT Araguaia representam o Brasil no Pan-Americano Universitário, em São Paulo

Esportes

Agência Focaia
Redação
Vasco Aguiar

                              Fotos: arquivo pessoal dos atletas
Os estudantes André Souza e Matheus Silva treinam 
para o Pan-Americano Universitário, que ocorre este mês 
na cidade de São Paulo.


Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Matheus Silva e André Souza foram convocados para representar o Brasil, na modalidade atletismo, durante a primeira edição do Pan-Americano Universitário, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição tem como sede a cidade São Paulo, e ocorre entre os dias 19 e 29 de julho.

Os jogos vão reunir atletas de 32 países em 13 modalidades esportivas, sendo três delas paralímpicas.

O estudante Matheus Silva, que cursa Matemática, está empolgado com a participação no evento esportivo. “Vamos fazer parte de uma competição muito importante, com representantes de todo o continente americano. Nós representaremos não apenas o país, mas a região do Araguaia e também a universidade”.

Já André Souza, que estuda Educação Física acredita que os treinamentos vão fazer a diferença durante a disputa. “Estamos nos preparando para competir com atletas de alto nível, e nossa expectativa é voltar para nossa cidade com medalhas”.

Os acadêmicos já são reconhecidos pelas conquistas. Silva foi medalhista de ouro nas provas de 800 e 1.500 metros nos Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’s) de 2017. André foi medalhista de ouro nas provas de 5.000 e 10.000 metros na mesma competição, além de ter representado o Brasil no World University Cross Country Championship, em Saint Gallen, na Suíça (foto ao lado).

Interesse pelo atletismo e rotina de treinamento

Matheus Silva conta que o interesse pelo atletismo surgiu cedo, “comecei a correr com nove anos, nessa época participava de um projeto social esportivo, e através dele tive a oportunidade de competir em diversas cidades”.

Para Silva conciliar os estudos com os treinos não é fácil. Segundo ele, manter uma rotina de treinamento e de estudos exige “muita dedicação e planejamento de horários para que nenhum dos lados sejam prejudicados”.

Diferente de Silva, André Souza começou a correr um pouco mais tarde, aos 19 anos, em 2013. “Meu interesse surgiu enquanto ainda morava na minha cidade natal, Juína (MT), quando participava de corridas de rua. Desde então não parei mais”, conta o estudante.

Souza explica qual a sua rotina. “Sempre treino de madrugada e logo depois já sigo para as aulas. Dá para conciliar estudos com os treinos, fica cansativo, mas a gente consegue dar conta e manter um treinamento de alto rendimento”.

Apoio da universidade

A ida dos estudantes para a competição, conforme afirma Silva (foto ao lado) conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT. “A universidade sempre tem apoiado financeiramente as viagens de alunos que participam de competições de nível universitário, e essa viagem para São Paulo está tendo o apoio financeiro da instituição”.


A competição

A competição organizada pela CBDU, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e a chancela da Federação Internacional de Desporto Universitário, reúne 32 países em 13 modalidades esportivas, sendo três delas paralímpicas.

Atletismo, para-atletismo, basquete, futebol, futsal, vôlei, natação, natação paralímpica, taekwondo, tênis, tênis de mesa, e tênis de mesa paralímpico estarão no programa da primeira edição.