Em comemoração aos 20 anos, FICA inicia hoje trazendo cineastas de vários países para a cidade de Goiás (GO)

Cinema

Agência Focaia
Redação
Adailson Pereira



                                          Foto: Divulgação


A 20° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) começa hoje (5), e se estende até domingo (10), na Cidade de Goiás, GO, com o tema deste ano “FICA 20 anos, a força de um legado”. A abertura oficial será às 20h, no Cineteatro São Joaquim, com a exibição do documentário “Ex-Pajé”, do cineasta Luiz Bolognesi. 

Considerado o maior festival de cinema ambiental da América Latina, o evento vai exibir 101 filmes e oito mostras de cinema. A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) participa do festival, sendo representada por acadêmicos do curso de Jornalismo.

O FICA é promovido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), anuncia investimentos na ordem de três milhões de reais. Segundo a organização, o festival recebeu a inscrição de 355 filmes, sendo 199 estrangeiros e 156 brasileiros, mas apenas 22 foram selecionadas para a Mostra Competitiva. A premiação é de 280 mil reais, dividido por várias categorias.

Na programação está a participação do jornalista André Trigueiro, que coordena o Fórum Ambiental, com debates sobre energia, cidades e espiritualidade. Além de fóruns e debates, o festival vai contar com 12 atrações musicais, com destaque para o show da cantora Ana Carolina, que será realizado na praça de eventos, no sábado (9), às 23h.

Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo da UFMT/CUA, Edson Luiz Spenthof, o fator importante é a ligação do festival com o meio ambiente. “As produções (dos cineastas), já nascem críticas e antenadas com um dos temas vitais para a humanidade”, relata. Ele acrescenta que o FICA obrigam os produtores a ter um olhar social. 

Para o coordenador, o festival gera conhecimento, crítica e debate sobre o meio ambiente, apontando também para soluções. “Isso no enredo dos filmes e vídeos apresentados, além da imensidão de debates, mesas redondas, palestras e oficinas que o evento promove simultaneamente”, analisa.

Aula de Campo

Segundo o professor do curso de jornalismo da UFMT/CUA e responsável pela aula de campo, Augusto Flamaryon Cecchin Bozz, no total 39 estudantes farão a cobertura jornalística do FICA. Ele ressalta ainda que será feita uma revista eletrônica interativa, “Festival”, durante o evento, cujo conteúdo estará disponível via web e PDF interativo.

Bozz relata que entre as atividades exercidas pelos acadêmicos estão entrevistas, fotorreportagens e discussão de pautas e técnicas de reportagens, sempre acompanhada pelo professor responsável. “As atividades correspondem ao modelo padrão de jornalismo profissional e serão realizadas todos os dias, durante o evento, em grupos separados”, afirma o professor.

De acordo com o coordenador do curso de jornalismo da UFMT/CUA, o evento é importante para o aprendizado da profissão pelos estudantes da instituição, cujo o evento de reconhecimento internacional ocorre bem próximo do Campus Universitário do Araguaia. A distância entre Barra do Garças, sede da UFMT Araguaia, em que funciona o curso de jornalismo, e a Cidade de Goiás é de aproximadamente 250 km. 

Conforme Edson Spenthof, além do conhecimento, os acadêmicos treinam as habilidades de cobertura jornalística de um evento que atrai gente do mundo inteiro. “Isso permite que, a cada ano, desloquemos e façamos no festival uma riquíssima e interdisciplinar aula de campo, cujo conteúdo é o conhecimento adquirido, nessa imensidão de eventos que o FICA propicia”, analisa.


Para mais informações acesse o site do festival.