A abertura da Semana Científica na UFMT, Campus Araguaia, será nesta segunda-feira



Evento Científico


Agência Focaia
Vasco Aguiar


Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, promove a partir de segunda-feira (12), a abertura das atividades da IV Semana Científica. O evento que já faz parte do calendário acadêmico do CUA anualmente, oferecerá aos estudantes, pesquisadores e comunidade local e regional, palestras, minicursos e mesas-redondas temáticas. Haverá também apresentações de pesquisas de mestrado e extensão nas modalidades comunicação oral e banners acadêmicos. O encerramento será na quarta-feira (14), conforme consta na programação, disponível em página da internet.

                                                                                                             Foto - Vasco Aguiar
 A organização da semana científica é feita pela Câmara de Pesquisa e Gerência de Ensino e Extensão do Campus Araguaia. Conforme uma das coordenadoras do evento, a professora Lívia Lopes Azevedo (foto ao lado), embora tradicional, “este ano não irá ocorrer exposição dos cursos da UFMT”. Em razão da greve dos professores das escolas estaduais, que se alongou na negociação com o governo, não foi possível entrar na programação em tempo hábil. Segunda a coordenadora será feito “um trabalho de ir até as escolas para apresentar os cursos que estão disponíveis na universidade”. 

Sobre as atividades da semana acadêmica, Azevedo adianta que, além dos professores-pesquisadores do Campus Araguaia, "entre os palestrantes convidados está a Prof. Dra. Kallyne Kioko Oliveira Mimura, que atualmente ministra aulas na área de biologia nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar)". O tema de sua palestra, que acontece na quarta-feira (14), será 'A importância da multidisciplinariedade profissional na produção de órgãos artificiais.

O evento acadêmico deverá ter a participação de alunos e professores de outras instituições interessados em conhecer os projetos de pesquisas e discussões em palestras e mesas-redondas. “Serão apresentados trabalhos de todos os institutos da universidade, com banners do ICBS, ICHS e ICET, entre eles projetos de pesquisa, extensão e de mestrado”. Como analisa Azevedo, “nesta edição está equilibrado o número de inscrições, tanto a modalidade de pesquisa quanto de extensão, e os programas de pós-graduação”.

Para mais informações sobre a programação da Semana Científica acesse a página do evento. Clique aqui