UFMT realiza hoje Ciclo de Palestras sobre Literatura africana, com ‘noite dedicada à Angola’





Evento Acadêmico


Agência Focaia
Adailson Pereira


Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia, em Barra do Garças, será realizado hoje(18), a “Noite dedicada à Angola”. O evento integra-se ao ciclo de palestras das atividades acadêmicas, que tem como referência à discussão sobre “Africanidade e descolonização”, organizado pelas professoras do curso de Letras da instituição Marinete Luzia Francisca de Souza, Mônica Maria dos Santos e Tereza Ramos Carvalho.

O trabalho vem sendo realizado mensalmente com composição de mesa redonda, cuja finalidade é promover debates sobre a literatura da África e suas transformação nos tempos da globalização, na busca de entender, com pesquisas na literatura, resistências e negociações interculturais nos países do continente.

A mesa acadêmica nesta noite será composta por dois debatedores.  Ás 19h, o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG),  Paulo Geovane e Silva aborda o  “Aspectos da Escrita feminina com ‘Alda Lara’”. Na sequência, às 20h, a professora da Unemat, Herica Jorge Pinheiro, analisa “Ondjaki e a poesia de um antigamente que sempre volta”.

Conforme descreve a pesquisadora da UFMT, idealizadora e coordenadora do projeto acadêmico, Marinete Luiza Francisca de Souza, “um dos objetivos das atividades é dar início aos estudos da literatura dos países africanos e afro-brasileira no Campus Araguaia, além de reduzir o preconceito em relação a produção cultural negra”.

O Ciclo de Palestras será realizado sala 224 do Campus universitário Unidade II, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).