Escrito por Nathália Carvalho
Se fosse uma pessoa, o WhatsApp
seria uma criança de apenas cinco anos. Em todo mundo, o aplicativo que
permite a troca de mensagens pelo celular sem pagar por SMS já
conquistou 600 milhões de usuários. Por observar como os adeptos da
tecnologia se relacionam com a ferramenta, o jornalista Fábio Gusmão,
editor digital do jornal carioca Extra, decidiu incluir o app no dia a
dia da redação. Depois dele, vários outros veículos apostaram na ideia.
Para saber como tem sido o trabalho e quais benefícios o aplicativo
trouxe para o jornalismo, a reportagem do Portal Comunique-se conversou,
nesta semana, com seis redações - além de Extra, Correio do Povo, Folha
de S. Paulo, Rádio Bandeirantes, Bandnews FM e Bradesco Esportes FM.
Investimento, mudanças e adaptação da equipe, fluxo de mensagens
recebidas e influência da tecnologia na comunicação são alguns pontos
abordados nas entrevistas. Os furos conquistados a partir de informações
que chegam pelo aplicativo também são contados.
Os relatos têm em comum o baixo investimento, a aproximação entre o
público e o veículo de imprensa e mais agilidade no processo
jornalístico, além de uma certeza: o trabalho com o WhatsApp, para essas
empresas de comunicação, seguirá firme e forte em 2015. Confira, no C-SE, o que os executivos falam sobre o assunto.