Quatro tendências que marcam o estilo da imprensa peruana: notícias
hiperfragmentadas, jornalismo de declarações, ultiminutismo e conteúdo pensados para agradar
os anunciantes.
Por Mario Munive
A promessa de desenvolver informação em profundidade desaparece do marketing editorial da maioria
dos meios de comunicação impressos na América Latina. Para evitar a perda
de leitores e anunciantes a indústria optou por banalizar o conteúdo. Essa
tendência é vista mais claramente no Peru. Nós vivemos no único país da
América do Sul, onde as vendas de
tablóides populares não caem nem estagnam. Um
deles, chamadoTrome , é o
jornal impresso em espanhol de maior
circulação no mundo. Sua tiragem atual : 700 mil exemplaress. Um
sucesso comercial que não é baseado na qualidade de suas notícias. Mas os
questionamentos que afrontam esse jornal
- objeto de estudo na escola de negócios de Harvard - também se aplicam a
outros meios de comunicação; sensacionaistas, esportivos ou de impacto
político. Quase todos compartilham uma idéia de como fazer jornalismo nos
dias de hoje. Nesse tipo de imprensa as notícias agora são apresentadas em
formatos cada vez mais compactos. Notícias breves e superficiais. Notícias
concebidas como pílulas, construídas com uma velha camisa de força chamada
pirâmide invertida.