Vídeo traz tribo de índios que vive isolada em MT; Índios fogem ao verem câmera




Ampliar


Tribo isolada da Amazônia é filmada pela primeira vez7 fotos

1 / 7
13.ago.2013 - Nove índios da etnia kawahiva andavam nus pela mata em Colniza, no Mato Grosso, quando foram filmados por uma equipe da Funai (Fundação Nacional do Índio). Esta é a primeira vez que a tribo, que evita contato com o homem branco, é registrada. Os homens levavam arcos e flechas, indicando que são os guerreiros do grupo, enquanto as mulheres carregavam alguns objetos e as crianças (acima)Reprodução/TV Globo

Uma das últimas tribos do mundo que continuam a viver isoladas foram filmadas por uma equipe da Funai (Fundação Nacional do Índio) no interior da floresta amazônica.

Nove índios da tribo kawahiva andavam nus pela mata em Colniza, cidade do Mato Grosso que fica próxima ao Amazonas, quando foram filmados pelo sertanista Jair Candor. Os homens levavam arcos e flechas, indicando que são os guerreiros do grupo, enquanto as mulheres carregavam alguns objetos e as crianças. Foi uma das duas crianças que eram levadas pela última mulher, aliás, quem percebeu a presença do "homem branco" e deu o alerta ao grupo.
De acordo com a Funai, a reação dos nativos ao ver a câmera pode ter sido causada por experiências traumáticas com fazendeiros na região. A tribo dos Kawahiva foi avistada pela primeira vez em 1999. Eles têm pouco contato com outras tribos e menos ainda com outros povos.
Obs. do blogueiro: Leia os comentários feitos pelos leitores sobre a reportagem, para constatar o preconceito, a brutalidade e a ignorância como o tema "indigenismo" é tratado pelos habitantes não índios das regiões próximas.