Publicitário ministrará oficina sobre ferramentas na nuvem durante Simpósio de Ciberjornalismo


Por Fernanda França Fortuna 

Elton Tamiozzo vai falar sobre ferramentas que otimizam a atividade jornalística
Elton Tamiozzo vai falar sobre ferramentas que otimizam a atividade jornalística
O publicitário Elton Tamiozzo ministrará a oficina “Ferramentas na nuvem aplicadas ao jornalismo” durante o 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) entre os dias 28 e 30 deste mês.
Formado pela Uniderp em 2002, Elton possui especialização em Gestão Educacional (SENAC) e MBA em Gestão Estratégica de Marketing (FGV). Atualmente, é professor no curso de graduação em Comunicação Social na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Consultor de Marketing na Elton Tamiozzo Soluções em Marketing.
De acordo com o publicitário, o objetivo da oficina é oferecer ferramentas para facilitar e tornar mais ágil o trabalho do jornalista.
Serão apresentadas ferramentas para edição simples de áudio, vídeo e imagem on-line, ferramentas para produção colaborativa, para a realização de uma entrevista em vídeo à distância e também ferramentas para agilizar e organizar o dia do jornalista (hospedagem de arquivos, gerenciamento de tarefas, agenda on-line e organizador de notas de texto).
“A utilização das ferramentas da computação em nuvem permite ao jornalista realizar seu trabalho em qualquer lugar, a qualquer momento e utilizando o equipamento que estiver disponível. Significa trabalhar com mais flexibilidade, agilidade e segurança”, detalhou.
Para participar das oficinas, é preciso se inscrever no 4º Simpósio de Ciberjornalismo, por meio do sítio web www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 .

Confira a programação completa do evento:
28 de agosto
9h Oficina – Design e Jornalismo: interface certa para a mensagem certa (Kenneth Corrêa). Local: Laboratórios do CCHS – UFMS
14h Credenciamento – Equipes para credenciamento
19h Solenidade de Abertura – Cerimonial UFMS
20h Conferência de Abertura – “Os novos caminhos do jornalismo” (Gumersindo Lafuente – El País – Espanha / Marcos Palácios – UFBA).
Local: Auditório do LAC – UFMS
22h Coquetel
29 de agosto
9h Oficinas – Hipertexto, leitura e sentido (Ana Carolina Monteiro) / Produção de fotografias com celulares (Silvio Pereira).
Local: Laboratórios do CCHS- UFMS
14h Grupos de Trabalho – Coordenação: Kárita Francisco (karitafrancisco@gmail.com) e Thaísa Bueno (thaisabu@gmail.com). Chamada de Trabalhos: ciberjor.cchs@ufms.br.
Local: Salas de Aula do CCHS – UFMS
18h Coffee Break
19h Debate – “Prescritor das redes sociais no jornalismo”
Prof. Dr. Josep Lluís Micó – Universidade Ramon Llull – Barcelona
Prof. Dr. Elias Machado (UFSC)
Prof. Dr. Suzana Barbosa (UFBA)
Local: Auditório do CCHS-UFMS
30 de agosto
9h Oficinas – Second Screen (Thiago Akira) / Ferramentas na nuvem aplicadas ao jornalismo (Elton Tamiozzo) / Fontes e pautas para jornalistas de cibermeios (Fernanda França).
Local: Laboratórios do CCHS – UFMS
14h Grupos de Trabalho – Coordenação: Kárita Francisco (karitafrancisco@gmail.com) e Thaísa Bueno (thaisabu@gmail.com). Chamada de Trabalhos: ciberjor.cchs@ufms.br
Local: Salas de aula CCHS – UFMS
18h Coffee Break
19h Debate – “2020. Tendências Jornalísticas”
Mário Tascon – 233 grados – Espanha
Profa. Dra. Luciana Mielniczuk – UFRGS
Profa. Dra. Carla Schwingel – Mackenzie
Local: Auditório do CCHS-UFMS
1º Seminário Inter-Grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo
29 de agosto
9h Sessão Plenária – Relato de Experiências – Projetos de Pesquisa e Acordos de Colaboração Nacionais e Internacionais: situação e perspectivas
Local: Laboratório de Rádio – UFMS
12h Almoço
14h Sessão Plenária – Propostas de trabalho conjunto: Procad e outras possibilidades
Local: Laboratório de Rádio – UFMS
19h Simpósio de Ciberjornalismo
Local: Auditório do CCHS-UFMS