Jornalista fala sobre hipertexto no 4º Simpósio de Ciberjornalismo da UFMS


Por Fernanda França Fortuna 

Ana Carolina vai falar sobre hipertexto durante oficina
Ana Carolina vai falar sobre hipertexto durante oficina
A jornalista Ana Carolina Monteiro vai ministrar a oficina “Hipertexto, leitura e sentido” durante o 4º Simpósio de Ciberjornalismo. O evento, produzido pelo CIBERJOR/UFMS, acontece entre os dias 28 e 30 deste mês.

O objetivo é trabalhar a imersão do novo leitor no labiríntico universo hipermidiático e conduzi-lo rumo a uma melhor compreensão na leitura deste conteúdo virtual, em movimento, instantâneo.
Durante a oficina, Ana Carolina pretende abordar questões envolvendo os conceitos de hipertexto, linguagem e estrutura hipertextual, além de hipernarrativa e leitura.

“Nossa ideia é desvendar um pouco do universo hipermidiático no qual estamos inseridos, uma vez que utilizamos a internet para estudar, trabalhar e também para nos divertir, e nem sempre temos consciência e compreensão de como somos conduzidos, guiados, pelos hipertextos, os quais formam toda a estrutura navegável da rede e nos levam para diversos universos. Por onde começar? Como parar? Vamos mostrar com bastante objetividade como funciona toda a malha hipertextual, a importância do processo de leitura e da construção do sentido dentro da realidade hipermidiática. Esta oficina está direcionada para o público em geral e para os profissionais da comunicação e da educação”, detalhou.

Ana Carolina Monteiro é graduada em  Jornalismo, pela UFMS, onde atualmente cursa mestrado em Comunicação. Já atuou como assessora de imprensa na antiga UNAES (Centro Universitário de Campo Grande), na Paróquia Redentorista de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, trabalhou no Banco do Brasil, atuou como redatora na Agência de publicidade Ok Comunicações, editou e revisou inúmeros livros.

Foi professora em cursinho pré-vestibular, deu aulas para a terceira idade, ensino médio e ensino superior. Atualmente é jornalista revisora do jornal diário Correio do Estado.

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever no 4º Simpósio de Ciberjornalismo, por meio do sítio web  www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 .

Faça sua inscrição aqui