II Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia acontece no fim de agosto


Inscrições já podem ser realizadas no blog do evento

O papel da mídia e do judiciário na construção da justiça ambiental será o tema do II Simpósio de Jornalismo e Direito, que acontecerá de 27 a 30 de agosto de 2013, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, Mato Grosso. O evento, desta vez com foco no tema meio ambiente, reunirá profissionais, professores e estudantes das áreas do direito e jornalismo em mesas redondas, palestras, minicursos, lançamentos de livros e sessões de apresentação de trabalhos científicos.


Inscrições

As inscrições para o simpósio já começaram, e devem ser realizadas online no blog do evento: http://simposiojd2013.blogspot.com.br/Até o dia 12 de agosto as inscrições para estudantes custam 25 reais e para professores, técnicos e profissionais 45 reais. Para os estudantes e pesquisadores que desejam enviar trabalhos científicos, o prazo vai até o dia 16 de agosto. Os artigos devem estar relacionados ao tema do evento e/ou as áreas do direito e jornalismo, e serão examinados por uma Comissão. O regulamento com as normas para a inscrição de trabalhos encontra-se postado no blog do II Simpósio de Jornalismo e Direito.


Programação

O Simpósio inicia no dia 27 de agosto com uma mesa redonda sobre o tema do evento. Já está confirmada como debatedora do primeiro dia a professora da Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em direito, Cristiane Derani. Para debater o tema sob a ótica da comunicação o nome ainda está por confirmar. Na quarta-feira, dia 28, o tema da mesa redonda será os povos indígenas, a mídia e o direito, abordado pela jornalista da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Andreia Fanzeres, o professor da Universidade Federal de Goiás, doutor em direito, Fernando de Carvalho Dantas, uma liderança indígena e o procurador da Funai em Barra do Garças, Rogério Vieira Rodrigues.

Já a mesa de debate sobre “Mídia e Movimentos Sociais”, na quinta-feira, ficará a cargo de Olímpio Morais Rocha, que é advogado do Movimento Sem Terra, no Rio Grande do Norte, e do jornalista e pesquisador sobre rádios comunitárias, Dioclécio Luz. O evento encerra com a mesa “Discurso da mídia e responsabilidade ambiental”, tema que será abordado pelo professor de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, doutor em comunicação, Reges Schwaab e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, Luiz Alberto Esteves Scaloppe.

Todas as palestras e mesas redondas acontecerão a partir das 19h. Durante os turnos da manhã e tarde serão oferecidas aos participantes minicursos e oficinas, além da realização das sessões de apresentação dos  trabalhos científicos. Em breve programação de oficinas será divulgada.

No ano de 2012, o primeiro Simpósio de Jornalismo e Direito, com o tema: “O direito da comunicação e a comunicação do direito” atraiu mais de 500 participantes, entre acadêmicos da UFMT e de outras instituições de ensino superior. Este ano, a comissão organizadora tem a perspectiva de um número maior de participantes, com a presença de universidades de outras regiões do estado.

Para mais informações acesse o blog do evento: http://simposiojd2013.blogspot.com.br/, ou entre em contato pelos e-mails: cajaufmt@gmail.com   ousimposiojd@blogspot.com  

O evento é uma realização dos cursos de jornalismo e direito da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, e seus respectivos centros acadêmicos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).