12 dicas de escrita que qualquer pessoa deve saber

Quer se tornar um escritor mais eficiente e articular suas ideias com mais facilidade? Confira a seguir uma lista com 12 dicas simples que qualquer pessoa deve saber 


12 dicas de escrita que qualquer pessoa deve saber
Crédito: Shutterstock.com
Por mais comum que uma situação possa ser, sempre haverá uma exceção. Esse já é um bom motivo para você não generalizar o tema
Saber escrever é fundamental para qualquer pessoa, seja ela um professor, um estudante ou um empresário. É por meio da escrita que você estabelece relações, mostra o seu ponto de vista e defende o que você acredita. Entretanto, nem sempre é tão fácil assim colocar suas ideias no papel. Se você sofre ao articular suas ideias, confira 12 dicas simples que você precisa saber para ser um bom escritor:


12 dicas de escrita que qualquer pessoa deve saber: 

1. Revise a escrita
 Certifique-se de que você não cometeu nenhum erro de ortografia, concordância ou gramática. Em geral esses erros acontecem por falta de atenção, mas deixam uma imagem muito negativa sobre o autor.
  
2. Conheça seu público
Embora pareça uma informação desnecessária, conhecer sua audiência vai mudar a linguagem como você escreve.

 3. Evite aliterações
Utilizar aliterações em excesso pode deixar teu texto chato. Evite termos com sons semelhantes muito próximos um do outro.

 4. Cuidado com as preposições
Embora as preposições sejam necessárias para dar coerência ao seu texto, evite terminar as frases com elas.

 5. Fuja dos clichês
Por mais verdadeiros que eles possam ser, os clichês vão tornar seu texto previsível e entediante. Fuja do lugar comum, encontre novas maneiras de dizer o que precisa.
  
6. Elimine as comparações
Assim como os clichês, as comparações deixam seu texto sem graça. Elas são previsíveis e podem criar certa antipatia do público com você, uma vez que você pode criticar algo que seus leitores admiram.



10 ferramentas online para inspirar escritores de qualquer idade
 7. Seja específico
Você precisa ser claro sobre o assunto discutido. Isso não significa assumir uma posição (em certos textos você pode ser prejudicado ao escolher um lado), mas você precisa deixar claro para os seus leitores o que quis dizer com aquele texto.

 8. Não generalize
Por mais comum que uma situação possa ser, sempre haverá uma exceção. Esse já é um bom motivo para você não generalizar o tema.
  
 9. Seja consistente
Pense sobre o que você quer dizer, encontre uma maneira de fazer isso e mantenha-se fiel a ela. Não seja vago. Pesquise para oferecer argumentos válidos sobre o tema.

10. Não seja redundante
Evite, a qualquer custo, dizer a mesma coisa de diversas formas. Isso mostra aos leitores que você não sabe o que falar sobre o assunto. Antes de iniciar o texto, monte um roteiro na sua cabeça. Isso ajuda a eliminar o risco de redundância.

11. Esqueça as perguntas retóricas
Elas podem ter muito efeito durante um discurso falado, mas no papel sua única função é tornar o texto chato. Em vez de perder tempo com perguntas retóricas, preocupe-se em responder os questionamentos acerca do tema.

12. Não exagere
Elimine os superlativos da sua rotina de escrita. Exagerar não vai ajudar em nada, a não ser que seu objetivo seja deixar claro para o leitor que seus argumentos são tão vagos que você precisa aumentá-los.