UFMT comemora 51 anos de conquistas e confiança dos mato-grossenses, com ensino público de qualidade, diz reitor

Comemorações

 

Marcelo Borges

A Comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso comemorou na última sexta-feira (10) aniversário de 51 de sua fundação no estado. A instituição  promoveu na semana atividades para marcar a data.  

As comemorações começaram com a 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual), que destacou mais de 40 curtas-metragens com participação de produtores de vários estados brasileiros, nas categorias ficção, documentário e experimental.

O evento “Conexão 50: Extensão Viva”, que também fez parte das comemorações, ocorreu na quinta-feira (9), com participação de convidados dos Campi da UFMT e de outras instituições de ensino.


Universidade Federal de Mato Grosso completa comemora 51 anos de fundação, com início das atividades no Campus da capital, que depois se estende para outros quatro campi no estado – imagem UFMT.

 

No sábado (11), às 19 horas, foi apresentada a canção "Alguém na Multidão", de Rossini Pinto, interpretada pela Coral da 3ª Idade da UFMT, de forma online, com transmissão da TV Universidade (TVU).

Na abertura das comemorações, o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, afirmou que nesses 51 anos, a UFMT cresceu e se desenvolveu em Mato Grosso. Lembra como resultado da expansão da instituição de ensino de Mato Grosso, da fundação do Campus Universitário de Rondonópolis que ao se emancipar se torna a universidade independente, agora Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Para o reitor, a UFMT cresceu com a ampliação de seus campi, fazendo referência ao Araguaia, com duas unidades, nos municípios de Pontal do Araguaia e Barra do Garças, Sinop e Várzea Grande, “somados aos diversos pólos de graduações da Educação a Distância”.

“Conquistamos a confiança dos mato-grossenses com um ensino público de qualidade, crítico, capaz de formar os melhores profissionais do estado em diversas áreas,” comemora. 

O Campus Universitário do Araguaia, que completou 40 anos no mês passado, realiza neste momento debate em torno emancipação administrativa, com ações políticas e discussões internas com vistas à fundação da Universidade Federal do Araguaia (UFAR).

No caso do Campus de Sinop, a comunidade acadêmica realiza audiência pública, na tentativa de viabilizar o projeto de criação da Universidade do Nortão de Mato Grosso, a UFNMT.

Os projetos de emancipação, já em tramitação no Congresso Nacional, recebem apoio político de parlamentares do estado e da reitoria da UFMT. 

 

História

A UFMT foi criada, em 1970, pela Lei n° 5647, a partir da fusão da Faculdade de Direito de Cuiabá e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, durante o governo militar do presidente Emílio Garrastazu Médici. A reitoria à época esteve sob a administração do médico Gabriel Novis Neves, que se manteve no cargo até 1981.


 
*Com Assessoria de Imprensa da UFMT.