Eloísa de Oliveira assume temporariamente a Gerência de Graduação e Extensão da UFMT Araguaia

UFMT/CUA

Agência Focaia

Redação

Júlia Viana

Luara Romão

 

A coordenação da Gerência de Graduação e Extensão da UFMT Araguaia está provisoriamente sob a coordenação da Servidora Técnica Eloísa de Oliveira, após professor Adam Luiz Claudino ser eleito e assumir, no mês passado, a Diretoria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Ela já atuava nesse setor como substituta imediata de Claudino e a escolha da GGE é competência exclusiva da Pró-reitoria do Campus, na administração do professor Paulo Jorge da Silva. 

No entanto, como nesta sexta-feira (9) o presidente Jair Bolsonaro nomeou Evandro da Silva reitor da universidade Mato-grossense de agora em diante deverá haver trocas efetivas de comando para os cargos de confiança ligados à reitoria para administração universitária para o período de quatro anos.

Como afirma, a vice-reitora eleita, Rosaline Lunardi, “as mudanças serão implementadas com tranquilidade, gradualmente, a partir do início da gestão,” cuja posse dos eleitos será na próxima quinta-feira (15).  



O campus Araguaia, assim como demais campi da UFMT, deverá passar por mudanças nos 
cargos de confiança, com a posse do reitor eleito, com alteração do quadro de gestores 
locais, como é o caso da GGE/CUA - Imagem: reprodução.

 

Graduação pandemia

A gestão de Adam foi de outubro de 2018 a agosto de 2020, que segundo ele, neste período, as ações foram satisfatórias, pois ao longo de quase dois anos diversas ações culturais, esportivas, extensionistas e de vivência acadêmica foram amplamente fomentadas e implementadas no CUA.

“Além disso, a GGE/CUA auxiliou nos trabalhos exercidos por setores a ela vinculados: Supervisão de Assistência Estudantil, Supervisão de Biblioteca e Supervisão de Registro Escolar,” completou ele.

Quando questionado sobre as ações de atividades remotas durante período de pandemia causada pela covid-19, Claudino afirma que se faz necessária.

Quanto aos projetos de extensão (trabalhos que reúnem os professores, estudantes e comunidade) continuaram a exercer suas ações em prol da comunidade em geral. A UFMT, como analisa, destaca a valorização da extensão universitária como meio de interlocução importante com a sociedade.

“Quanto à graduação, cabe mencionar que o órgão Colegiado Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) tem tratado com prioridade as discussões em torno do eixo “graduação” nesse período de pandemia,” acrescenta o professor.

Na UFMT, durante o período de sua gestão, foram realizados substanciais cortes de bolsas de projetos de extensão, causando reflexo nos trabalhos de pesquisa e extensão.

Questionado sobre a perda de recursos, o professor Claudino se defende, dizendo que a Gerência de Graduação e Extensão sempre recebeu com muita insatisfação as informações sobre redução das bolsas de extensão, considerando serem elas uma forma direta de promoção da permanência acadêmica.

“É possível destacar que a GGE, no âmbito das suas atribuições, e em conjunto com a Câmara de Extensão do CUA, sempre buscou estratégias [formais, registradas em reuniões] que viabilizassem a ampliação da quantidade/distribuição de bolsas,” finaliza.