Estudantes de Engenharia Civil da UFMT/CUA criam projeto sustentável com concreto que curva a luz

Ciência

Agência Focaia
Redação
Júlia Viana 

Os estudantes do curso de Engenharia Civil Arthur Batista do 6° período e João Augusto Oliveira do 2°, orientados pelo professor Márcio Andrade que foi o ganhador do Prêmio Nobel da Sustentabilidade, criaram projeto que tem como objetivo utilizar um concreto que curva a luz, com uso de cabos de fibra ótica que passam por dentro do material. 

Os Estudantes João Augusto e Arthur Batista com o bloco de concreto, que torna 
possível curvar a luz - imagem: arquivo pessoal.


De acordo com Andrade, a ideia começou com uma provocação e o questionamento: isso é o melhor a ser feito? Sendo assim, os estudantes começaram a brincar com a ideia da física, segunda a qual a luz sempre propaga em linha reta, provocando reflexões a respeito.

Batista afirma que recebem apoio da UFMT, que disponibiliza materiais, equipamentos e os laboratórios para realização do projeto. 

Sustentabilidade 

O conceito do concreto que curva a luz, tem como seu principal objetivo a sustentabilidade. "Quando curvamos a luz, criamos a possibilidade de direcioná-la, conseguindo configurar a iluminação natural para outros cômodos, que é útil na economia de energia e estética de edificações", enfatiza o estudante.

Como próximos passos do projeto, a apresentação em congressos e publicação do conceito sobre as categorias da pesquisa. No futuro próximo patentear o concreto que curva luz, "o primeiro experimento criado no mundo, onde esse curvamento foi possível", afirmou Andrade.

Os integrantes do projeto se mostram otimistas com o trabalho e afirmam estar abertos a propostas de patenteamento e experimento, objetivando novas construções eco conscientes inteligentes na cidade, além de permitir o acesso à comunidade dos resultados da pesquisa.