Mostra traz espetáculos gratuitos da cena cultural no Teatro da UFMT


Evento Cultural

Redação
Karin Sampaio

São mais de 40 atrações em pouco mais de dois meses nas áreas do teatro, música, circo, dança e performance
Foto Divulgação
Por 63 dias, o Teatro da UFMT será o palco da produção artística da Grande Cuiabá com apresentações gratuitas para o público em geral com espetáculos de teatro, dança, circo, música e performances artísticas em quase todos os dias, durante a semana e nos finais de semana. O projeto Panorama de Artes da Cena é uma mostra cultural que vai de 28 de junho a 31 de agosto, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e apoio cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

A mostra traz mais de 40 atrações artísticas com trabalhos já consagrados pelo público e crítica. A abertura oficial do projeto está marcada para a próxima terça-feira (28), às 19h30, com a performance “Maiêutica”, da atriz cuiabana Raquel Mützenberg, no Foyer do Teatro (Classificação: Livre). Às 20 horas, no palco do Teatro da UFMT, tem Nico & Lau, com o espetáculo “Perdeu, Playboy” (Classificação: 10 anos).  Para assistir aos espetáculos, basta retirar o ingresso gratuitamente uma hora antes de cada espetáculo.

 “A mostra recebe o nome de panorama justamente por colocar no palco as várias possibilidades das artes em seus formatos e linguagens: circo, dança, música, performances, espetáculos de teatro, nos gêneros de humor, drama e tragédia. É uma oportunidade de reunir num mesmo ambiente o que temos de melhor da produção artística em trabalhos e artistas”, explica o coordenador da mostra, o ator Sandro Lucose.

Seja no foyer do Teatro ou no palco, a mostra traz outros nomes da cena artística regional e nacional, tais como: Carlinhos Ferreira, Alma de Gato, André D´Lucca, Cia Vostraz, Vital Siqueira, Ivan Belém, Romeu Benedicto, Teatro de Brinquedo, Coral da UFMT, Circo Leite de Pedras, Comadança, Cia Pessoal, Elka Victorino, Confraria, in-Próprio Coletivo, Thereza Helena, Dancem, Cinc Femmes (Stiletto & Dança Livre), Batalha de Breaking e B Boys, Tibanaré, Mauricio Ricardo, Alicce Oliveira, Cena Onze, Amaury Tangará, Coletivo Caixinhas, Flor do Campo, Coração Franciscano, Flor de Atalaia, Roda de Cururu, Sandro Lucose, Everton Brito, Carlão dos Bonecos, Joilson França, dentre outras atrações.

A programação da mostra reserva espaço para escolas públicas e privadas, por meio de um programa de agendamento para atender especialmente a comunidade estudantil. Para participar, basta que a escola envie e-mail para teatromosaico@gmail.com informando o dia e o horário, assim como o número de estudantes que vão assistir ao espetáculo. O Panorama de Artes da Cena oferece o espetáculo e a escola com o público e a responsabilidade com o transporte de ida e volta dos alunos até o local do evento.

Oficinas  
E se a mostra é uma oportunidade para lazer e entretenimento, também é um momento para a busca do conhecimento e atualização profissional. A Panorama dedica atenção especial para professores que lecionam “Artes” nas escolas. Por isso serão oferecidas oficinas de teatro para educadores com a proposta de, ao fim desse trabalho, a montagem de um espetáculo, como parte do resultado proporcionado pela oficina: uma forma de exercitar o conhecimento adquirido e a troca de experiência.