Entrevista – Pesquisas apontam que corrida de rua e ciclismo estão entre os esportes mais preferidos dos brasileiros
Esporte
Vitor Fernandes
Calor,
muito calor, mas não é motivo para muitos brasileiros deixarem seus sonhos e
expectativas quanto a saúde e bem-estar. Na mudança de hábitos, grande número
de pessoas passou a encontrar na rua uma maneira para se divertir, e, ao mesmo
tempo, se manter em forma. Além das tradicionais academias, as ruas vêm se
tornando também um lugar para exercícios físicos regulares.
A nova mania esportiva pode ser percebida na motivação de jovens – não somente eles, que buscam as competições na modalidade. Com base em pesquisa realizada pela plataforma digital Ticket Sports intitulada, “O Perfil do Atleta Brasileiro” revela que, a maior parte de inscrições em eventos esportivos em 2023, foi para as corridas de ruas, com aumento de cerca de 82%.
Ainda nas ruas o ciclismo também ganha adeptos, em outra pesquisa, feita pela Year of Sports, a qual apresenta relatório anual, produzido pela plataforma Strava, que analisa as tendências do esporte. Os dados apresentados destacam que a modalidade foi o esporte mais praticado no ano de 2023.
Para entender as motivações em torno destas atividades esportivas populares, Agência de Jornalismo Focaia conversou com dois atletas amadores, tanto de corrida de rua, quanto de ciclismo. Modalidades que ganharam relevância entres as novas atividades esportivas no país.
O atleta Caio Godoy é profissional de Educação Física formado na Universidade Brasil, Polo Descalvado (SP) no ano de 2020, que pratica a corrida amadora de rua. Ele descreve a popularização da modalidade no cotidiano das pessoas. Quanto às atividades que pratica, além de profissional da área esportiva, também é corredor amador desde 2019, com participação em meia maratona na sua região.
Outro jovem atleta que conta suas experiências é o estudante Universitário Gustavo Guimarães Miranda, que atualmente cursa o sexto semestre de agronomia na UFMT, campus Araguaia. Avalia os seus desafios em conciliar a vida pessoal, acadêmica, com o ciclismo. Segundo ele, o ciclismo foi a modalidade esportiva que ele escolheu para praticar depois que sofreu uma paralisia facial, também chamada de paralisia de Bell.
A corrida de rua é saúde
![]() |
Caio participando da corrida realizada pela Unicep (Centro Universitário Central Paulista) em São Carlos (SP) - imagem reprodução. |
Caio Godoy, como um corredor amador na modalidade corrida de rua, quais são seus cuidados essenciais, antes, durante e depois da atividade?
Uma boa alimentação e hidratação, além de exercícios de mobilidade e alongamento.
Como profissional como observa a procura pela corrida de rua, são mais jovens ou dos idosos que decidem praticar o esporte?
Diria que está começando a ficar bem homogêneo, porém, vejo o pessoal dos 30 a 50 anos mais interessados.
Na condição de profissional de Educação física, quais são os benefícios que uma pessoa adquire ao praticar essa modalidade esportiva?
Fico bastante feliz em ver as pessoas começando a praticar a corrida de rua, pois é um dos esportes mais simples e fáceis de se começar. Hoje sabemos que atividades físicas como a corrida, ajudam contra a ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares que são as que mais matam no mundo. Gerando adaptações fisiológicas que trarão um melhor funcionamento do sistema cardíaco e respiratório, liberação de hormônios que trazem uma sensação de bem-estar físico e psicológico.
Por fim, como se sente quando está praticando a corrida
A corrida é como uma terapia, que me faz sentir vivo e me leva a conhecer lugares e pessoas diferentes, muitas provas legais e desafiadoras.
Tempo para o ciclismo e os estudos
![]() |
Gustavo praticando ciclismo - imagem reprodução. |
Gustavo, quando e por que você se interessou pelo ciclismo?
Tive uma paralisia facial, paralisia de Bell, e como na recuperação tive que fazer algum exercício, optei por começar devagarinho no ciclismo, que me ajudou muito e foi muito importante pra minha recuperação.
A quanto tempo pratica o ciclismo? já participou de alguma maratona?
Há uns 6 anos, já participei de uma competição, no ano de 2021, fui campeão municipal de MTB (Mountain Bike, modalidade de ciclismo que consiste em realizar percursos em montanhas e outros terrenos irregulares) na minha cidade natal Cocalinho.
Quais são os principais cuidados que você tem, antes, e após praticar a modalidade?
Antes de um dia de treino, sempre tento ingerir bastante água durante o dia, e ficar atento a alimentação, tento não ingerir muita fritura. Após o treino tento ingerir bastante carboidratos, e alimentos proteicos, pois como gosto de pedais longos, e, esses treinos exigem muito, e há muita perda de calorias.
Assim como a corrida de rua, o ciclismo é uma das modalidades que vem se tornando popular entre os jovens, como você enxerga essa popularização da modalidade?
Enxergo como um esporte em ascensão, a divulgação de demais modalidades como o BMX (Bicycle Motocross, modalidade de ciclismo que se caracteriza por corridas em terra com saltos, curvas e obstáculos), ciclismo de estrada, e MTB (Mountain Bike), contribuem de forma positiva para o público jovem, que acaba se identificando nesse esporte e acaba gostando das diversas modalidades que existem. Na minha opinião é um esporte que mesmo não tendo um público predominante jovem, a prática vai aumentar cada vez mais.
Sendo estudante universitário em período integral, como que encaixa a prática da modalidade junto com sua vida pessoal e acadêmica?
Às vezes é bem cansativo, pois na maioria dos dias fico 12 horas na faculdade e alguns dias da semana tenho que encaixar treinos de 30,40,50km, mas acabo encarando como mais um desafio e parte da rotina. É uma coisa que gosto muito de fazer, mas tento encaixar de forma harmônica na minha rotina pra não influenciar negativamente minha vida pessoal e acadêmica. Têm semanas que pedalo em horários alternativos ou até mesmo não vou, pra ter mais momentos além da faculdade e do esporte.
Por fim, poderia nos contar como se sente ao praticar essa modalidade esportiva e como ela se tornou fundamental no seu cotidiano?
Me sinto muito bem, junto com a pescaria são meus esportes favoritos. Hoje o ciclismo é um dos principais pilares que me auxiliam a manter uma boa saúde física e mental nesse desafio enorme que é a agronomia na UFMT. Um esporte que começou como forma de recuperação e se tornou algo que hoje não me vejo sem.