Conselhos confirmam validade da listra tríplice para reitoria da UFMT de consulta informal

Política 

Vitor Fernandes

 

Mantendo a tradição, os conselhos da UFMT, na composição do Colégio Eleitoral. confirmam a 
formação de lista tríplice para reitoria formada após eleições informais pela comunidade 
acadêmica - imagem reprodução.


Os membros do Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Consuni (Conselho Universitário) e Conselho Diretor se reuniram no último dia 28 para deliberação sobre formação do Colégio Eleitoral, para definir regulamento e cronograma de apresentação da lista tríplice com os nomes da nova reitoria da UFMT para os próximos quatro anos.  


O regimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros, mantendo a validade da consulta informal realizada pela comunidade acadêmica em todos os campi da universidade - Araguaia, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá. 


A comissão será composta pelos conselheiros Marcus Cruz (Professor), João Bosco Cajueiro (Técnico), e Grazieli Tacanã (Estudante). 


Nas eleições informais a chapa composta por Marluce Souza e Silvano Galvão chegou à frente, em seguida a do atual vice-reitor, Evandro Soares e Marcia Hueb, e em terceiro lugar estão os professores Iramaia Jorge Cabral e Alex Neves. 


Conforme Lei 5.540/68, a lista tríplice oficializada pelos conselhos será enviada para análise e aprovação do presidente de república, a quem cabe decidir sobre a indicação do nome que ocupará o cargo na instituição. 


O mandato do atual reitor se encerra no 21 de outubro, quando a nova administração assume o cargo para um mandato entre os anos de 2024 e 2028.