O rádio completa hoje aniversário de 100 anos de histórias no Brasil

Comunicação

Roberto Cosme

 

A primeira transmissão do rádio brasileiro ocorreu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, então capital federal, no dia de comemoração da Independência do país. A partir de então revolucionou a comunicação, cultura nacional com transmissões para todo o país. História que é contada por muitos pensadores que se dedicam a pesquisa sobre o veículo, veículo criador de imagens sonoras que influenciou gerações de brasileiros neste século.

Em seu livro “O Rádio Sem Onda” 2007, Marcelo Kischinhevsky, avalia o veículo como uma das mais poderosas mídias já criadas pela humanidade, que trouxe profundas mudanças à vida dos brasileiros, foi mediador de uma sociedade de massas e ator fundamental na construção de uma identidade nacional.

 

Rádio brasileiro comemora um século com participação na formação cultural e política dos brasileiros, como personagem da história nacional-  imagem reprodução.

 

Segundo o professor da UFMT, Campus Araguaia, em entrevista à Agenda Focaia, Edson Spenthof, “O rádio nesses 100 anos passa por transformações inimagináveis, profundos desafios e superações em aspectos tecnológicos”. Ao longo do tempo, o veículo acompanhou as transformações tecnológicas, com modernização do sistema de transmissão e produção, mediante as inovações na comunicação.

Como destaque o professor, no atual momento com a internet é interessante se observar "que o rádio vem ganhando novos ares proporcionado pelo processo de digitalização e a incorporação da linguagem radiofônica nas plataformas digitais; e o exemplo maior é sucesso dos podcasts”, sinalizando que o veículo se mantém com meio importante no país nos dias atuais.

Rádio regional

Em Mato Grosso a primeira emissora é a Rádio Voz do Oeste com transmissões a partir de outubro de 1939. A emissora cuiabana conquista ampla audiência nas décadas de 1940 e 1950 com uma programação voltada para o seu público popular, quando parte significativa da popular passa a ter acesso ao aparelho. A emissora permanece no ar, operando na frequência de 1160 AM até os dias atuais.

Na história da emissora mato-grossense a transmissão do discurso da primeira visita de Getúlio Vargas à capital do estado, em 1941, realizado nas escadarias do Grande Hotel de Mato Grosso. 

Período em que o país ouvia muitos conhecidos programas populares radiofônicos não somente a "Voz do Oeste, na chamada era de ouro da rádio brasileiro, presentes principalmente nas capitais do país, como Rio de Janeiro e São Paulo. Como o veículo fazia parte do cotidiano nacional, Vargas está entre políticos da época que souberam usar a mídia para fazer política durante seus governos.