Educação
Luara Romão
A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT-CUA) Jociene Carla Bianchini Ferreira, em parceria com os professores Igor Aparecido Dallaqua Pedrini e Cristóvão Domingos de Almeida (PPGCOM-UFMT) receberam menção honrosa no 19° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e o 15° Ciclo de Pesquisa em Ensino.
O evento foi realizado durante os dias 25 e 27 de novembro de 2020, pela
internet, organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pela ECA (ESPM)
e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho premiado tem como título “Jornalismo Ambiental em Sala de
Aula: uma aprendizagem reflexiva da profissão,” que traz como destaque a
experiência obtida pela professora sobre a disciplina de Jornalismo Ambiental
desenvolvida no 3° semestre do curso de Jornalismo do Araguaia.
Questionada sobre o que a fez estudar esse tema, que resultou em seu
primeiro prêmio de reconhecimento, a professora comenta que é um trabalho que ela
já fazia e faz na disciplina, eram relatos de experiências suas em sala de aula.
O trabalho ainda obteve como ponto de apoio o Botoblog para sua
realização, que consiste num blog multimídia criado para produções na
disciplina de Jornalismo Ambiental. O projeto reúne professores e estudantes da
graduação para fazer cobertura de acontecimentos ligados ao meio ambiente,
principalmente, na região do Rio Araguaia.
Prática e conhecimento
“Na verdade, é uma proposta de um teórico Donald Schon [1930-1997,
um pedagogo estadunidense
que estudou sobre a reflexão na educação], ele acredita em um ensino reflexivo, primeiro você lida com a prática,
em seguida você a teoriza e depois você vai melhorar sua prática, que é algo
que tenho feito na disciplina de Jornalismo Ambiental”.
Referente à parceria com o marido, professor Igor Pedrini, e o colega, Cristovão
Almeida, Bianchini explica que sempre trabalhou com o companheiro que é doutor
em educação, a teoria de Donald Schon, reunindo conhecimento indispensável para
a pesquisa.
O professor Almeida é seu parceiro na disciplina de Comunicação, Meio
ambiente e Sustentabilidade no mestrado, portanto possui também conhecimento sobre
o tema da publicação que mereceu reconhecimento.
“Descrevi os relatos de experiência aqui do Araguaia e os professores
Igor e Cristóvão me ajudaram na escrita desse paper principalmente. O professor
Igor colaborou nessa desenvoltura de metodologia ativa,” afirma.
A metodologia ativa dita pela professora Bianchini refere-se a um método
de aprendizagem na qual os alunos são estimulados a participar do processo de
forma mais direta, como protagonistas e os professores são suportes,
orientadores para as atividades acadêmicas, que resulta na formação de novos
conhecimentos.