MEC admite que formandos de Jornalismo escolham cor de sua preferência para faixa da beca


Consultado a respeito da cor da faixa da sua beca dos formandos em Jornalismo, o cerimonialista do Ministério da Educação e Comércio - MEC, André  Rodas,  afirmou que a Colação de Grau é um momento de muita emoção para os estudantes e também para os familiares, amigos e professores. “A beca é o traje oficial dos formandos na Colação de Grau, composta por um manto que cobre todo o corpo e uma faixa na cintura, cuja cor pode ser escolhida pelos alunos do curso, sem interferência da burocracia universitária”, explica o representante do MEC.

Segundo Rodas,  "a democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente. Por isso a cor da faixa pode variar de acordo com a escolha dos futuros profissionais da área, não por burocratas  eventualmente de plantão no campus universitário."  Ele acredita que, dentro da faculdade de Jornalismo, “os alunos aprendem a fazer suas escolhas acadêmicas e profissionais e isso envolve desde a escolha da faixa até as roupas por baixo da vestimenta. Para que no dia os formandos fiquem bem à vontade, uma sugestão é usar roupas leves e confortáveis, assim como sapatênis  ou sandálias (mulher)”.

"Galinha pintadinha, coisa nenhuma! Em tempos de comemoração da Páscoa, vale a cantiga popular: azul, amarelo e vermelho também, azul, amarelo e vermelho também!", conclui o cerimonialista com bom humor.

Veja as pegadinhas do Google neste 1º de abril, dia da mentira