Estudantes egressos de Jornalismo UFMT/CUA recebem menção honrosa em evento de audiovisual da América do Sul

Evento

Agência Focaia

Redação

 

Júlia Viana


Estudantes recém-formados do curso de jornalismo da UFMT/CUA, Clea Torres e João Fernandes, receberam, na última quarta-feira (16), menção honrosa da mostra de audiovisual, Ecofalante, pelo documentário produzido como atividade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Território: nosso corpo, nosso espírito.  Evento que reúne trabalhos de vários países da América do Sul. Os documentários ficam disponíveis para o público até o próximo domingo, dia 20, no site do evento. 

 

Estudantes egressos do curso de Jornalismo da UFMT/CUA 
recebem menção honrosa por curta-metragem apresentado em 
evento latino-americano - Imagem: arquivo Clea Torres.  

 

De acordo com uma das diretoras, Clea Torres, a menção honrosa é um reconhecimento do júri pela relevância social da obra. Não equivale aos prêmios principais, mas, segundo ela, ter esse reconhecimento de um júri tão criterioso e ter concorrido com tantas obras, é algo muito relevante no âmbito profissional.  

Conforme Gabriela Yamaguchi, diretora da WWF-Brasil, o reconhecimento do curta produzido pelos estudantes da UFMT Araguaia, é "por construir uma narrativa com características cruciais do cinema documental, a representação das vozes das mulheres indígenas, a conexão do público aos povos dos territórios e o chamado ao olhar. Olhar para rostos, gestos e seus significados.”

João Fernandes afirmou estar muito feliz por ganhar esse reconhecimento de um júri técnico tão criterioso, e ser um passo para uma documentário produzido dentro de uma Universidade pública.

 “Uma obra realizada em conjunto com as mulheres indígenas Xavante, que são as verdadeiras protagonistas desta história. Essa obra é fruto quatro anos de relação e amizade com o povo Xavante da Terra Indígena São Marcos. Esse documentário não seria possível sem o apoio da Associação Namunkurá Xavante, que acreditou em nosso trabalho e do Núcleo de Produção Digital,” afirmou ele.

Resultado do Concurso Curta Ecofalante:

Melhor Curta Ecofalante
O Verbo Se Fez Carne, de Ziel Karapotó

Menção especial
Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito, de Clea Torres e João Paulo Fernandes
Estado de Neblina, de Bruno Ramos

Prêmio do público
Hoje Sou Felicidade, de João Luís e Tiago Aguiar