Egressos da UFMT/CUA exibem filmes na 9ª Mostra Ecofalante, evento de audiovisual de destaque na América do Sul

 Evento

Agência Focaia

Redação

Júlia Viana

 

Nesse período de isolamento social, os egressos do curso de jornalismo da UFMT/CUA Clea Torres e João Paulo Fernandes realizam até o próximo domingo, o documentário “Território: nosso corpo, nosso espírito, na 9ª Mostra Ecofalante. O curta metragem, com duração de 27 minutos, faz análise do protagonismo feminino das mulheres indígenas, em especial das mulheres da tribo Xavante.


“Ter essa mostra online é uma oportunidade para conhecer 
um pouco mais da cultura do Povo Xavante. O documentário 
está à um clique de distância” afirma Clea Torres.
 Imagem: arquivo Clea Torres. 

Ecofalante é um Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve diversos projetos e inciativas socioambientais. Dentre elas, está a Mostra Ecofalante que é o principal evento audiovisual sul-americano, dedicado a temas socioambientais. Este ano ocorre em sua primeira edição totalmente online e gratuita.

A obra a ser exibida é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, produzida pelos estudantes durante a graduação em Jornalismo. Os egressos  em que já desenvolveram diferentes projetos audiovisuais com o Povo Xavante, em parceria com a Associação Namunkurá Xavante e o Núcleo de produção digital (NPD) da UFMT.

Para os diretores, a 9ª mostra Ecofalante é oportunidade de levar a cultura do povo Xavante para os diferentes cantos do Brasil. “Ter essa mostra online é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do Povo Xavante. O documentário está à um clique de distância. Além disso, pode ser uma excelente alternativa para incluir na agenda cultural da quarentena,” afirma Torres.

“Acreditamos que também é uma oportunidade para o povo da nossa cidade conhecer as nuances da cultura do Povo Xavante e que possam ter empatia e respeitá-los. Agora, com essa pandemia, precisamos urgentemente somar forças para contribuir com as aldeias, mas não iremos alcançar esse patamar de solidariedade se o povo barra-garcense continuar negligenciando o Povo Xavante”. 

Entre os 134 filmes inscritos, de 77 instituições de ensino, o curta dos estudantes egressos do curso de Jornalismo UFMT/CUA foi um dos escolhidos, juntamente com outros 24 documentários.

O documentário “Território: nosso corpo, nosso espírito” está concorrendo na categoria de melhor curta, disputando com 24 candidatos com premiação de R$4.000 para o vencedor.

Mulher indígena

O documentário foi desenvolvido na Terra Indígena São Marcos do povo Xavante, especificamente na região Namunkurá , que fica à 130km de Barra do Garças (MT).

O documentário revela o protagonismo das mulheres de diferentes grupos étnicos, que atualmente estão mobilizadas e organizadas, assumindo a linha de frente nas reivindicações e demandas dos povos originários.

A Mostra é composta por 89 títulos, muito deles inéditos no Brasil, se revelando  oportunidade para os espectadores acompanharem trabalhos, que antes eram exibidos apenas na cidade de São Paulo.

Para assistir o documentário dos novos diretores, egresso do curso de Jornalismo UFMT/CUA e outros trabalhos acessar a página da Mostra Ecofalante.