Campanha a reitor da UFMT, realizada exclusivamente pela internet, se intensifica nas semanas que antecedem à votação


Eleições reitoria
                   
Agência Focaia
Reportagem
Izadora Viana
Júlia Viana


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, no dia 24 deste mês, consulta com votação online para escolha de reitor e vice. Como definido no calendário eleitoral, dois dias após a votação sairá o resultado dos nomes que integrarão lista tríplice a ser submetida a avaliação do presidente da República. A campanha está em curso de forma exclusivamente pela internet, com calendário apertado, basicamente com duas semanas, para os candidatos apresentarem propostas à comunidade acadêmica em quatro campi do estado. 

Foram apresentadas três chapas para a disputa composta de candidato a reitor e vice, respectivamente: “Junt@s somos + UFMT!”, com Danieli Artuzi e Sandra Negri; “Somos Todos da UFMT”, com o atual reitor na busca de se manter no cargo, Evandro Aparecido e Rosaline Lunardi; e, “UFMT 50 anos: Renovada com ousadia, coragem e união pela educação!”, formada por Alexandre Paulo Machado e Elifas Gonçalves Junior.

Consulta pela internet para reitor da UFMT entra em período decisivo para os candidatos na
apresentação de propostas, com votação que se aproxima, próximo dia 24. Imagem: reprodução


Nesta semana e na próxima haverá debates online entre os candidatos, com perguntas e respostas, com participação da comunidade acadêmica com questões que devem ser envidadas para o e-mail: comissao_consulta@ufmt.br, até duas horas antes de cada debate.

Os dias e horários dos debates

Reitor
  •        22/07/2020 às 18 horas, no horário de Cuiabá

Vice-reitor

  •        16/07/2020 às 09 horas, no horário de Cuiabá
  •         23/07/2020 às 18 horas, no horário de Cuiabá


Na definição dos candidatos, nas últimas semanas, dois nomes que se manifestaram interesse e foram indicados por seus respectivos grupos a concorrer ao cargo de Reitor da UFMT, desistiram da pleito.

O professor Reginaldo Silva, com experiência sindical de representação docente, afirmou nas redes sociais da comunidade acadêmica que a sua desistência ocorre em razão do momento de pandemia no país, por não concordar com processo de consulta realizado virtualmente, com pouco tempo para propostas, e por ser uma escolha não paritária, diferentemente da tradição da universidade mato-grossense.

“Não cabe nesse momento de pandemia e tristeza fazer uma eleição, principalmente por não ter segurança no próprio processo de votação,” afirma. 

A professora Tereza Higa do campus Cuiabá, no momento de registro das candidatura, no início deste mês, desistiu do processo eleitoral, alegando que o processo não paritário e online rompe o compromisso da instituição com a democracia e com a participação ampla da comunidade universitária. 


Propostas

Nas redes sociais os chapa apresentam suas propostas, na tentativa de sensibilizar os docentes, servidores técnicos e estudantes. Com atenção aos professores, que, na eleição não paritária, têm o maior peso no voto depositado na urna de 70% e os dois segmentos 15% cada.

Conforme a candidata a vice-reitora, da chapa “Somos Todos da UFMT” Rosaline Lunardi, a sua gestão concentrará “nos eixos do ensino de graduação e pós-graduação; pesquisa e inovação; cultura, extensão e vivência; assistência estudantil e cidadania; gestão acadêmica; governança e comunicação,” afirma.

“O que norteará a execução dessas propostas será a gestão democrática colegiada; a ação ética pautada pela transparência; a manutenção da gratuidade e universalidade das atividades da UFMT tendo como referencial a qualidade de suas ações; a inovação com eficiência e sustentabilidade; e, principalmente, a garantia da autonomia universitária,” destaca.

As propostas das candidatas, como descreve em sua rede social, Danieli Artuzi e Sandra Negri, são baseadas em vários pilares: o primeiro “é uma gestão em governança, significa dizer que nós ouviremos todos os envolvidos na gestão, não de forma indireta, mas sim, de forma direta. Por isso, que é “good governs” (bom governo), é uma técnica de gestão que ouve todos os envolvidos e que confecciona, em conjunto, alguns limites e algumas metas”.

Como diz, trabalharão com transparência, valorizando todos os envolvidos na UFMT e investindo nos discentes. “O próximo pilar é oferecer para os nossos discentes experiências, ou seja, interagir de forma inteligente com os nossos discentes, numa troca de experiências para a construção do saber”.

Os candidatos Alexandre e Elifas, em campanha pela rede social destacam que suas propostas estão voltadas para a gestão da instituição, “é com ela que conseguimos projetar tudo, a educação sem uma boa gestão padece, nosso foco é a gestão direcionada para a prioridade que é a educação de excelência, nosso lema”. Algumas das propostas dos candidatos é ampliar a grade de cursos, incluindo a do campus Araguaia.

Como adianta, a “Nossa proposta, temos algumas, inclusive, que é para Barra do Garças, por exemplo, levar medicina ao campus, ampliar cursos e pós-graduação, e, futuramente, pensar na emancipação do campus Araguaia.” A gestão parte de alguns pontos, honestidade, transparência, pessoas de bom caráter, afirmam.

No Campus Araguaia comunidade debate as propostas e o modelo das eleição a reitor da
UFMT. Imagem: Adailson Pereira.

Na instituição há um clima de dúvidas quanto ao tempo para campanha dos candidatos, de atingir a comunidade acadêmica, para que chegue às urnas de votação online, com a convicção necessária para a escolha, o que resultou em “Carta Aberta aos Candidatos à Reitoria da UFMT.” O documento é assinado por professores, servidores técnicos e estudantes os quais pedem para que os candidatos não realizem as eleições, online, em curto prazo para campanhas e com votação não paritária, rompendo com tradição democrática da universidade.

Esta é a primeira vez que uma campanha de consulta para reitor é realizada totalmente remota na UFMT. Como defendem os apoiadores do modelo, somente ocorrerá devido a pandemia do Covid-19, e, sobretudo, em consequência da preocupação de uma possível interferência do governo Bolsonaro, caso chegue ao final desta gestão, sem nomes numa lista tríplice definida internamente.

Questionados sobre a eleição neste formato, o candidato a reitor, Alexandre da chapa diz que “hoje não dá para defender uma educação moderna baseada em tijolos. A educação hoje é feita de bytes, então podemos pensar em proposta online. Mas essa proposta eleitoral online não pode ser feita num momento de tristeza e dor, dos nossos familiares, da sociedade, dos colegas, não há clima para fazer essa eleição, é o que observo”.

A candidata a vice reitora, Sandra Negri, não avalia que haverá prejuízo neste modelo. “Eu penso que é uma necessidade nesse momento de pandemia, eu entendo que nós estávamos acostumados e muito bem adaptados à forma anterior, mas a consulta à comunidade universitária será online, eu penso que é uma necessidade neste momento, a UFMT por conta do Colégio Eleitoral adotou o sistema Helios Voting, uma ferramenta virtual muito segura, pelo que nós pesquisamos, penso que não há prejuízo a nenhum candidato”.

Já a candidata a vice reitora da situação,  Rosaline Lunardi, respondeu que “este cenário, por si só justifica a realização de nossa consulta eleitoral de forma online. É a lei, inclusive, que determina a consulta não paritária. Penso que, enquanto universidade, temos que discutir com nossos deputados a possibilidade da alteração da lei, garantindo que toda a comunidade possa participar do processo, inclusive os aposentados.”

Estudantes, professores e servidores técnicos da instituição dos campi de Cuiabá, Sinop e Barra do Garças, decidem a ordem dos nomes da lista tríplice a ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como resultado da consulta. O escolhido será o reitor da instituição mato-grossense para os próximos quatro anos. A posse da nova gestão deverá ocorrer em outubro.


Calendário da consulta eleitoral

·                    15/07 1° debate Virtual entre candidatos a Reitor
·                    16/07 1° debate virtual entre candidatos a Vice-Reitor
·                    22/07 2° debate virtual entre candidatos a Vice-Reitor
·                    23/07 2° debate virtual entre candidatos a Reitor
·                    24/07 - Dia da consulta: votação por via eletrônica das 7:30h às 22:30h
·                    26/07 - Divulgação do resultado da consulta