Cinema e cultura

Agência Focaia
Kariny Rocha
Fonte - NPD

O Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, está em fase de produção de documentário sobre história e cultura dos povos Xavantes. O filme “Xavante: Memória, Cultura e Resistência”, documenta dois importantes rituais da aldeia Namunkurá, localizada a 160 km da cidade de Barra do Garças. A produção traz um conjunto de imagens inéditas dos rituais Darini (Wai’á rini) e Wapté Monhõnõ, cerimônias que iniciam os jovens xavante na vida espiritual e social da aldeia.
Imagem - NPD
Núcleo de Produção Digital (NPD) UFMT em gravação de documentário sobre a história dos povos Xavantes.

Os depoimentos dos indígenas, na língua originária, priorizam o lugar de fala da sua cultura e discute os direitos territoriais, as reivindicações indígenas e permite o conhecimento da etnia dos povos Xavante pela comunidade não-indígena. A avaliação é do professor de jornalismo da UFMT, Campus Araguaia, e diretor do documentário, Gilson Costa.

"O documentário busca sensibilizar sobre a importância dos povos indígenas para a cultura brasileira, tornando-se uma preocupação da produção do NPD, que visa, então, a preservação da sua memória e o registro dessas cerimônias essenciais da cultura Xavante", destaca o diretor.

O filme terá duas versões: uma de 26 minutos para a televisão e outra de 33 minutos para exibição em festivais de cinema do país e televisão comunitária. O material também será disponibilizado para a Programadora Brasil, e, gratuitamente, para as escolas públicas da região de Barra do Garças e General Carneiro.

O projeto previsto para terminar em julho deste ano, realizará sessões de exibição pública na aldeia Namunkurá, na Praça da Matriz em Barra do Garças, na praça central da cidade de General Carneiro e no cinema do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, Unidade II em Barra do Garças.

O documento será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, de Mato Grosso, o qual saiu vencedor do edital “Prêmio Tradições MT”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.