Resenha Crítica: "Pain & Gain"

História real sobre marombeiros Bad Boys que aterrorizaram Miami nos anos 90

Com 2h10 de projeção, "Sem Dor, Sem Ganho" é baseado em fatos reais ocorridos entre os anos de 1994 e 1995 na cidade de Miami. Dirigido e produzido pelo americano Michael Bay, responsável pela saga "Transformers", o filme é um misto de drama, comédia e ação. Compõem o elenco os atores Dwayne Johnson e Mark Wahlberg, que vivem os criminosos halterofilistas, e Ed Harris que interpreta o detetive aposentado. 

Na trama, um trio de musculosos "chefiado" por Daniel Lugo executa um sequestro mirabolante para subir rápido na vida. Mas o que parecia ser o plano perfeito acaba levando-os a uma série de eventos (e crimes) inesperados. Na película, o que não faltam são palavrões e violência desmedida. E quando a história toda chega ao absurdo, o narrador interrompe a ação com "este é um filme real". Mas será que vale tudo pelo sonho americano? 

Narrado em grande parte das cenas pelo personagem de Wahlberg, o discurso de Danny se mistura com a história dos EUA, onde todos são chamados a experimentar o merecido sonho americano. E como ele diz logo no início da fita: "super homens merecem mais. Tem que ter grana para combinar com este corpo". E para o ambicioso personal trainer não realizar isso é ser antipatriota. Portanto, bem-vindos a terra das oportunidades!

Mistura de "Fargo" e "Pulp Fiction", o longa custou apenas U$$ 25 milhões. Ainda assim, apela para o estilo blockbuster do diretor com câmeras tremidas e explosões de grande tamanho. Elementos que se encaixam perfeitamente no cenário paradisíaco de Miami, com seus carros, casarões, lindas mulheres e drogas liberadas. Mas é exatamente este ritmo frenético, que mais remete a uma viagem psicodélica, que acaba cansando o expectador em meio a piadas sem graça e momentos bizarros. Ao final, se percebe que muito deixou de ser contado e que ao contrário de toda e qualquer crítica, os personagens foram mais caricatos. Vale pelo visual e só!

Por Simone Magalhães, do blog Portal80   

OBS: Gostaram da dica? Deixe aqui o seu comentário ou fale com o autor.