MuHNA realiza neste sábado a V SNCT Araguaia com tema ambiental, após receber recursos de R$ 250 mil para divulgação científica

Ciência

João Rocha

 

O museu Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (MuHNA), recebeu recurso financeiro para divulgação científica no valor de R$ 250 mil, a ser aplicado na realização da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia (SNCT – Araguaia). O evento reúne professores e pesquisadores do MuHNA, com participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

 

As atividades começam no próximo sábado (13), entre 9h e 12h, no Espaço Multiuso da UFMT, com realização de oficinas, exposições, ações educativas e culturais. Como temática o “Planeta Água: à cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Depois o evento científico percorrerá várias cidades do estado de Mato Grosso.



MuHNA realiza no próximo sábado (13) a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia no Espaço Multiuso da UFMT Araguaia, unidade Barra do Garças - imagem arquivo.



A assessora de comunicação do MuHNA, Fabrielly Rocha, avalia a importância do recurso financeiro para divulgação da ciência, porém para obter a verba foi necessário dedicação e trabalho, de modo a atender as exigências das agências de fomento. “É importante destacar que a participação no edital exige a elaboração de um pré-projeto, que passa por uma avaliação antes da seleção final.” 


O recurso foi obtido por meio do edital a partir de acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

 

Conforme a Diretora do museu, Márcia Pascotto, mediante o trabalho de divulgação a expectativa para este sábado é que compareça, na abertura da V semana nacional do Ciência Tecnologia, “um bom público", porque pela primeira vez que o MuHNA oferece oito oficinas ao mesmo tempo de diversos temas, envolvendo vários cursos e de temas variados, relacionados ao tema da exposição biodiversidade, destaca.

 

No evento serão abordados, de forma multidisciplinar, vários conceitos que estão relacionados à temática da SNCT de 2025, descreve Pascotto. Por isso, à espera de “um grande público de todas as idades, para que essas pessoas tenham oportunidade de conhecer e participar de muitas oficinas e atividades", antes oferecidas apenas para as escolas.

 

Planeta Água

 

Pascotto avalia que o tema do evento deste sábado é “extremamente importante para gente trabalhar a conscientização das pessoas sobre a necessidade urgente de todo cidadão pensar de forma sustentável e fazer seu papel, cumprindo a sua parte na preservação do ambiente, na manutenção da temperatura global e evitar desperdício.”

 

“Cada cidadão precisa fazer sua parte e esse evento a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia traz isso, ela aproxima esse tema que é a cultura oceânica, sobre os oceanos que estão longe do centro-oeste, mas a gente consegue contextualizar”. Como observa, apesar do Centro-Oeste estar tão distantes ainda assim, é possível contribuir para manutenção do clima para manutenção da temperatura global.

 

Afinal, acrescenta Pascotto, “porque tudo que a gente faz aqui, distante, no centro-oeste chega até os oceanos via rios. Todo rio deságua sempre nos oceanos. Então todo lixo, poluentes, plásticos, agrotóxicos, tudo isso chega até os oceanos. E a todo o aquecimento também, de uma forma global, que afeta os oceanos que vai impactar diretamente aqui também na nossa região, porque ele vai modificar a precipitação da água da chuva.”