Governo do Rio recua e decide restaurar prédio do antigo Museu do Índio


Projeto de demolir o casarão para facilitar acesso ao Estádio do Maracanã é cancelado depois de batalha judicial e pressão popular. Indígenas, porém, terão que sair.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu voltar atrás e não vai mais demolir o prédio do antigo Museu do Índio, nos arredores do Estádio do Maracanã. Em meio à enorme polêmica e uma arrastada batalha judicial com um grupo de índios que ocupa o casarão abandonado, o governador Sérgio Cabral Filho anunciou o tombamento e a restauração do imóvel, construído em meados do século 19. A ideia original era destruir o edifício e transformar o terreno de 1.600 metros quadrados em uma área de circulação para facilitar a chegada e saída do público durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Em nota oficial, Cabral afirma que "ouviu as considerações da sociedade a respeito do prédio histórico, analisou estudos de dispersão do estádio e concluiu que é possível manter o prédio no local". O documento afirma ainda que os índios da chamada Aldeia Maracanã – que ocupam o imóvel desde 2006 – serão despejados, e a destinação do prédio será discutida entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Íntegra.

Leia também: 

Indígena dá um pito em repórter da Globo News por veicular mentiras; Rede Globo pede desculpas