Semana da Comunicação oferece Oficina de Comunicação Administrativa Escrita


O professor Alfredo Costa (UFMT) ministrou a “Oficina de Comunicação Administrativa Escrita”, na tarde desta quarta-feira, 17, no Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em Barra do Garças. Jornalista, professor de Jornalismo da UFMT, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, Alfredo trabalhou por mais de vinte anos na área de Comunicação Organizacional. Atualmente, é aluno especial do Doutorado Interinstitucional UFMG/UFMT.

O tema do minicurso foi “A linguagem da comunicação administrativa nas organizações”. O objetivo é propor uma reflexão sobre a forma como se escrevem as normas e memorandos nas organizações administrativas públicas e privadas.

Alfredo definiu que somos herdeiros do modo de escrever jurídico. Em suas palavras: “nós herdamos uma forma de escrever bacharelística e autoritária da era do papel”, afirmou. É esta linguagem rebuscada, confusa e desmotivadora, que deve ser evitada na comunicação organizacional. O professor confirma isso demonstrando que a comunicação feita nas empresas e órgãos públicos deve ser mais objetiva, evitando com isso prolixidade nos textos, ou seja, os rodeios na hora de escrever, ganhando tempo e produtividade.

Segundo o professor, o jornalista tem habilidades para ocupar esse mercado de trabalho e contribuir para a criação de uma nova maneira de redigir na era digital, mais objetiva, democrática e amigável. Assim, o diferencial do profissional da área de comunicação administrativa é ter senso de utilização, ordenação e limpeza, para que a linguagem comunicacional seja clara, precisa e principalmente “informativa”. “O grande diferencial desse profissional é saber escrever objetivamente, escrever para ser entendido”, concluiu Alfredo Costa.


por Karita Carvalho


Foto: Nayara Maciel