Follow up: fazer ou não fazer? Eis a questão!
Ao fazermos o follow up corremos o risco de nos tornarmos chatos, se não fizermos a possibilidade da sugestão de pauta não sair dobra.
Qual o ideal?
A resposta é mais que óbvia: depende.
Se a oferta da pauta for exclusiva, o follow up é essencial, mas se for um press release, falar com os jornalistas pode ser dispensável.
Neste post discutiremos os prós e contras de um follow up e daremos algumas dicas para uma divulgação mais eficaz.
Prós
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Contras
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Seis dicas para um follow up mais eficaz
1. Prepare-se
Antes de fazer qualquer contato com jornalista, tenha pleno conhecimento sobre a sugestão de pauta que está oferecendo!
2.Convença
Se a pauta não convence o assessor, não convencerá o jornalista. Portanto, certifique-se de que “não está vendendo vento”!
3.Oriente
Por mais que nossos clientes queiram sair na mídia, é preciso orientá-los sobre o que é notícia e o que não é!
4.Tenha cautela
Se a pauta não convenceu o repórter que é seu contato, não convencerá o seu editor. Não adianta ficar insistindo. Não queime seu contato!
5.Mude
Se a pauta como está é fraca, mude o gancho! Tente contextualizar de forma macro. Tente puxar um gancho, uma pesquisa. Tente fazer acontecer!
6.Certifique-se
Estou realmente falando com a pessoa certa? A pauta é dessa editoria? Busque o tiro certeiro. Veja o perfil do jornalista e que tipo de matérias casam com os segmentos que ele cobre. Como já falamos em um post anterior, saiba como falar com o jornalista certo.Fonte: C-SE