UFMT realiza colação de grau com presença de 116 formandos em cerimônia que reuniu cerca de mil pessoas

Educação 

Rafaella Carvalho 

 

Em cerimônia de colação de grau na noite desta terça-feira (17), no Ginásio de Esportes Arnaldo Martins, em Barra do Garças, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, entregou diplomas de formatura para 116 estudantes que concluíram a graduação. Egressos do espaço universitário, portanto, em condições de somar aos profissionais no mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. 


UFMT, Campus Araguaia, realizou a Colação de Grau dos estudantes de graduação no Ginásio 

de Esportes Arnaldo Martins, em Barra do Garças, com participação de formandos dos três 

institutos da instituição - imagem Cristiano Costa.



A cerimônia reuniu formandos de 15 dos 16 cursos que atualmente a UFMT/CUA possui, de graduações de três institutos: Ciências Exatas e da Terra (ICET), Instituto de Ciência Humanas e Sociais (ICHS) e do Instituto de Ciências Biológicas e Sociais (ICBS).  

A UFMT que está entre as universidades públicas que desempenha papel de formação de profissionais qualificados ao permitir o acesso ao conhecimento e, promovendo o desenvolvimento social, econômico e cultural. Para Tulio Avila, formando do Curso de Engenharia Civil, “A UFMT foi mais do que uma universidade, foi um espaço onde aprendi sobre o curso de engenharia civil, mas também sobre empatia, colaboração e persistência”, afirma. 

Avila acrescenta que “os planos agora, é ingressar na especialização de engenharia de segurança disponibilizado pela UFMT, a fim de buscar experiências no mercado de trabalho, que me desafiem e me permitam aplicar o que aprendi durante a graduação.” 

A cerimônia reuniu cerca de mil pessoas, entre alunos, ex-aluno, amigos e familiares dos formandos. Para Daniel Aquino, irmão do formando Leandro Aquino, “a UFMT agrega muito na vida dos universitários e de toda sua família, é um ambiente para construir laços com a população, ingressar no mercado de trabalho e se capacitar profissionalmente. Além de ser um recurso importante para a cidade, por atrair alunos de várias regiões do Brasil, mostrando que a universidade tem visibilidade nacional”, afirma.   

Para os docentes fica a sensação de contentamento e dever cumprido, em formar profissionais que estão agora qualificados para atuarem a frente de indústrias, fazendas, comércios e salas de aula. 


Estudantes formandos da UFMT Araguaia, durante cerimonial de Colação de Grau 

- imagem Rafaella Carvalho.



Para Ana Paula Mórbio, docente e coordenadora do curso de biomedicina, “o curso vem capacitando profissionais sobre áreas tradicionais, como análises clínicas, docência, pesquisas, mas também com tendencias e inovações do mercado, como áreas voltadas a estética. Pois, o Brasil tem um grande potencial de crescimento nesse segmento” declara.  

Entre muitos aplausos e emoções, durante a cerimônia foram prestadas homenagens aos pais, professores e técnicos-administrativos da UFMT.