FICA alcança recorde de países escritos para a 26ª edição, com encerramento domingo passado na cidade de Goiás
Festival
Francisco Lucídio
![]() |
Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) tem recorde de países inscritos em sua 26ª edição - imagem reprodução. |
O festival internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) na sua 26ª edição obteve inscrição de mais de 88 países para este ano, realizado tradicionalmente na cidade de Goiás, entre a quarta (10) e o domingo (15), da semana passada. Considerado pela comunidade do audiovisual, o maior evento da categoria com temática ambiental da América Latina.
Cineastas, pesquisadores, intelectuais e estudantes da área discutiram durante o festival sobre a temática "Cerrado: A savana brasileira e o equilíbrio do clima", com debates complementares que envolveram questões ambientais, arte, cultura, cinema e gastronomia.
Conforme os organizadores, a edição contou com 1.446 filmes submetidos e com recorde de inscrições de participantes. As novidades na programação foram a criação do fórum indígena e de povos tradicionais, a publicação do primeiro guia gastronômico do FICA, além de um prêmio extra para a mostra de cinema Goiano que garante ao diretor e roteirista vencedores uma visita aos estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
O prêmio principal deste ano na categoria melhor longa-metragem ficou com o documentário "Tijolo por tijolo" dirigido por Victoria Alvares e Quentim Delaroche. Os vencedores levam o troféu Cora Coralina e um prêmio de 35 mil reais.
O festival é realizado com recursos da secretaria de cultura do estado (SECULT) do governo do estado e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
