‘Entre Vales e Sonhos’ destaca desafios de estudantes rurais da cidade mato-grossense Barra do Garças

Cinema

Wanessa Barbosa

 

A realidade de estudantes rurais da região do Vale dos Sonhos, em Barra do Garças (MT), é tema do documentário Entre Vales e Sonhos.  A produção destaca os desafios enfrentados pela comunidade no acesso à educação, reduzindo as condições para os jovens da zona rural alcancem seus sonhos.


A produção dirigida por Maurício Guedes, professor do curso de letras, foi exibida nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças, também está disponibilizada para acesso do público na plataforma Youtube. Segundo ele a ideia surgiu há seis anos, a partir de atividades acadêmicas, " depois, ter encontrado acadêmicos curiosos, motivados e dispostos a levar em frente a ideia de registrar o cotidiano de estudantes da zona rural. 



Estudantes da UFMT e personagens da produção do documentário durante gravação na
Escola Castro Alves, no Distrito do Vale dos Sonhos
- imagem NPD.


O trabalho foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD), da UFMT Araguaia, com apoio da direção da escola Municipal Castro Alves, que permitir a disponibilidade de professores, estudantes, pais, como explica o diretor.


Por onde passou, nas apresentações, o público compareceu, destaca a direção do documentário. "O trabalho de divulgação na mídia local ajudou muito. Contribuiu também o fato de o documentário ter sido premiado em amostras de cinema antes do seu lançamento oficial.", comenta Guedes.


O documentário após exibição sinaliza impacto na educação regional. Após seu lançamento, a repercussão levou a algumas mudanças na escola do Vale dos Sonhos. Dentre elas, o ajuste do horário de início das aulas, das 07h30 para 8h, para permitir que os estudantes possam ter maior tempo de descanso. 


Transporte escolar dos estudantes das escolas do distrito Vale dos Sonhos, na
região de Barra do Garças
- Imagem aérea/Lucas Silva.


O número de ônibus escolares foi também ampliado, reduzindo o tempo de deslocamento dos alunos da escola barra-garcense. Segundo Guedes, há planos da coordenação da instituição para ano que vem seja adotado na escola a educação em tempo integral. " Suponho que os pais ampliaram a consciência sobre direitos e cidadania," afirma o docente.


Desafios


Apesar da boa aceitação pelo público, o documentário enfrentou obstáculos, como a falta de experiência em produção audiovisual, a ausência de recursos financeiros e a interrupção causada pela pandemia de COVID-19. 


"Tivemos poucos recursos humanos e nenhum recurso financeiro, já que praticamente não tivemos apoio institucional. Por isso, contamos com o trabalho voluntário de acadêmicos e estudantes egressos”. Conforme Guedes, a maior parte da produção do documentário se deu por meio de ações dentro da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia.


Premiação


O curta foi premiado como Melhor Curta Realidade no Festival Curta Canedo 2024, o que para Guedes " de certa forma, um reconhecimento pelo trabalho dos últimos 5 anos. O filme Entre Vales e Sonhos é resultado de um trabalho coletivo, " destaca.


Participação de público em exibição do documentário na cidade de Barra do
Garças 
- imagem NPD.

***


Filme - documentário "Entre Vales e Sonhos"

20 minutos.

Pode ser assistido pelo Youtube 

Link https://www.youtube.com/@nucleodeproducaodigital-uf3026