Em avaliação Nacional do Jornal Estado de S. Paulo jornalismo da UFMT Araguaia obtém maior nota da graduação em Mato Grosso

Ensino 

Wanessa Barbosa 

  

A graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Araguaia, está entre os cursos mais bem avaliados do estado de Mato Grosso. Pela terceira vez consecutiva, a graduação recebeu quatro estrelas no Guia da Faculdade do Jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, uma referência para os estudantes na escolha do ensino superior no Brasil.

 

O reconhecimento reflete o esforço contínuo de professores, técnicos e alunos que, ao longo dos últimos dez anos, vêm buscando superar as limitações e aprimorar as condições de ensino, analisa o coordenador do curso Gesner Duarte. “Acredito que o conceito quatro estrelas no Guia da Faculdade do Estadão que é avaliação mais tradicional e respeitada desse gênero no Brasil, se deva, principalmente a qualificação dos professores e ao projeto pedagógico”.


Curso de Jornalismo da UFMT campus araguaia conquista quatro estrelas na
avaliação do jornal Estadão
- imagem Evellyn Giovana/Focaia.


 

O curso de Jornalismo da UFMT Araguaia iniciou suas atividades em 2009, dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), criado pelo Governo Federal em 2007, com proposta de levar para o interior do Brasil ensino público, gratuito e de qualidade.

 

A iniciativa não apenas facilitou o acesso ao ensino superior para estudantes de regiões como Mato Grosso e Goiás, mas também gerou impactos significativos no desenvolvimento social e econômico dessas áreas. “Durante muitas décadas, para ter uma boa formação superior, os estudantes do interior precisavam ir para as capitais, onde se concentravam os cursos de excelência” afirma Duarte.

  

O curso de Jornalismo da UFMT Araguaia, para além de dar oportunidade do jovens de ingressarem na graduação de uma universidade pública, colabora para a profissionalização e estruturação da imprensa regional, com egressos em atividade em veículos locais. “Um dos responsáveis por isso, com certeza, é a implantação de um curso de Jornalismo de qualidade aqui”. O professor acrescenta que, no entanto, ainda é preciso mais interação com a sociedade.

 

Segundo ele, “tanto o curso de Jornalismo da UFMT Araguaia quanto a própria universidade ainda precisam se integrar e dialogar mais com a comunidade regional. Esse é um dos maiores desafios dos próximos anos para nós.”

 

 Desafios e desenvolvimento

 

Apesar dos avanços, a graduação em jornalismo ainda enfrenta desafios em relação à infraestrutura, principalmente nos laboratórios de Redação, Rádio e TV, que carecem de investimentos em equipamentos mais modernos. “Temos solicitado à universidade, há anos, mas sempre esbarramos no problema do orçamento, pois são materiais caros.”, explicou o coordenador.

 

Ainda assim, o curso segue com uma proposta pedagógica em constante revisão, promovendo alterações na matriz curricular e ampliando a oferta de projetos de pesquisa e extensão. Além disso, o curso promove eventos acadêmicos, visitas técnicas e outras atividades extracurriculares que enriquecem a formação prática dos alunos.

 

Recentemente, foi aprovado um novo plano para reformar o projeto pedagógico no próximo ano, a fim de alinhar ainda mais o conteúdo oferecido às demandas do mercado e dos alunos.

 

Reconhecimento Enade

 

A avaliação positiva do Guia da Faculdade do Estadão soma-se ao bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no qual o curso de Jornalismo da UFMT Araguaia obteve nota 4, considerada nota excelente resultado no contexto nacional, quando se considera que a maior nota é 5 para o ensino de graduação no Brasil.

 

O reconhecimento do curso é também atribuído ao envolvimento dos professores, técnicos, todos são doutores na área, e alunos com origem em várias partes do país. “Apesar das diferenças de perspectivas, temos um esforço coletivo em prol do curso, e é isso que nos torna capazes de conquistar e manter esse reconhecimento”, afirma Duarte.


Paletra e whorkshop em evento realizado pelos estudantes do curso
de jornalismo
- imagem CA de Jornalismo.