Artista plástico faz doação de obras à UFMT Campus Araguaia, que destacam a ‘identidade cultural da região’

Cultura

Daniella Almeida 


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu do artista plástico Alexandre Oliveira doação de quatro obras de arte contemporânea. A entrega das obras ocorreu no dia 29 do mês passado, no bloco administrativo do Campus Araguaia, unidade de Barra do Garças. As telas retratam homenagem à riqueza da identidade cultural da região. 

As quatro peças doadas integram a coleção "Híbridos em Transmutação", uma série de trabalhos feitas pelo artista que explora a multiplicidade genética e intelectual presente na cultura local.


Oliveira que é da cidade de Vinhedo (SP, mas está há cerca de oito anos na região, ao comentar a doação, destacou a intenção de celebrar a diversidade presente no Araguaia. "É uma homenagem à multiplicidade genética e intelectual que forma nossa identidade cultural aqui em Barra do Garças", afirmou. 


Artista plástico Alexandre Oliveira (esquerda) ao lado do
supervisor de patrimônio do campus Araguaia, Danilo Silva,
ao fundo obra doada em exposição - Imagem
Alexandre Oliveira/Reprodução.



Produzidas com giz sobre papel, as obras são posteriormente fotografadas e impressas em placas de acrílico com aplicação de filme, uma técnica que o artista utiliza para garantir durabilidade e um efeito visual. Para Oliveira, seu processo criativo ultrapassa as habilidades técnicas, sendo uma fusão de conhecimento e consciência. Como conta o artista, ele vê em sua arte um reflexo de um "povo novo, híbrido, que se reinventa a cada momento", inspirado pela ancestralidade e criatividade brasileira. 

Exposição na Universidade

O supervisor de compras e patrimônio do campus Araguaia, Danilo Silva, explica que as peças foram, cuidadosamente, organizadas para acesso público no espaço universitário. Segundo ele, neste momento duas obras estão no bloco administrativo e as outras duas nas dependências da Pró-Reitoria.

Esses espaços de alta circulação foram escolhidos pela visibilidade, com a possibilidade de fechamento após o horário de visitação, o que ajuda a preservar as obras, protegendo-as contra maus tratos e desgaste, dado o caráter aberto do campus, destaca Silva. Outros locais com as mesmas condições estão sendo avaliados para futuras exposições.   Conforme o supervisor de patrimônio, haverá reunião entre o artista Alexandre Oliveira e a Pró-Reitora, Paula Carvalho, marcada para a próxima quinta (14), para tratar da aquisição formal das obras e discutir futuras iniciativas culturais.



Uma das quatro telas doadas pelo artista plástico à
UFMT, Campus Araguaia que retrata a identidade
cultural regional - Imagem Alexandre
Oliveira/Reprodução.