Após oito meses de reformas, Museu da UFMT Araguaia é reinaugurado, dando destaque para novas tecnologias interativas


Ciência

Wanessa Barbosa  

 

Museu de História Natural do Araguaia (Muhna), da UFMT Campus Araguaia, realizou na última quarta-feira (9), solenidade de reinauguração com nova exposição que celebra a "Biodiversidade: Passado, presente e futuro da vida do planeta". Evento que reuniu professores, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade local.

 

A diretora do Muhna, Márcia Pascotto, afirma que para a reforma "foram oito meses de trabalho intenso e investimento de mais de R$ 1,2 milhão, financiado por seis projetos do CNPq”.

 

Solenidade de reinauguração do Museu da UFMT Araguaia, com presença do reitor, 

Evando Silva, e Vice-reitora, Rosaline Lunardi, ao lado da diretora do Muhna 

Márcia Pascotto (ao centro) - imagem Assessoria Muhna.



Segundo ela, o desejo é tornar o “Campus Universitário do Araguaia, através do Muhna e da futura praça da ciência, um polo de ensino não formal, que promova a popularização da ciência de forma gratuita, lúdica, inclusiva e acessível a todos de Barra do Garças e região."

 

A principal atração da reabertura foi a exibição da onça-pintada, animal que está ameaçada de extinção. Um exemplar da espécie recolhido pela Polícia Rodoviária Federal e destinado ao museu, se tornou uma atração. Muitos visitantes do museu questionavam, desde o início das reformas, se a onça estaria presente na nova exposição, comentam os organizadores.


O Museu disponibiliza para os visitantes o novo espaço digital com óculos de realidade virtual, experiências com realidade aumentada e inteligência artificial. A tecnologia tem como intuito permitir a interação e motivar os estudantes ao aprendizado de forma mais descontraída, como destaca a direção do Muhna.

 

Para cada espécie de planta ou animais vistas no museu é possível o visitante obter mais informações por meio de recursos tecnológicos, que amplia e oferece a imagem natural em observação, acompanhada de dados que possibilitam a obtenção de conhecimento científico sobre a espécie. 


Visitantes usam os recursos tecnológicos visuais do museu da UFMT Araguaia, após a sua 

reabertura, nesta quarta-feira - imagem assessoria Muhna.


 

Projetos científicos

 

Além da mostra, a reinauguração do museu marcou o início da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia. Entre os eventos programados, se destaca o "Portas Abertas", cujo projeto visa trazer para o Campus escolas de ensino médio para visitar laboratórios de pesquisa e extensão.

 

Outro ponto alto será a chegada, pela primeira vez em Barra do Garças, a Carreta MT Ciências, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECITECT), que estará disponível para visitação entre 11 e 14 de novembro, no estacionamento do shopping local, da cidade de Barra do Garças.

 

Pascotto adiantou também que o evento "Ciência ao Luar", ocorrerá em 6 de novembro no campus de Pontal do Araguaia, com trabalhos apresentados por quatro cursos da unidade universitária.

 

***

Museu de História Natural do Araguaia (Muhna).

UFMT, Campus Araguaia.

Unidade Universitária da cidade de Barra do Garças.

Avenida Senador Ministro João Alberto, saída para Cuiabá.

Aberto à visitação às terças, quintas e sextas, das 07:30 às 11:30 - 13:30 às 17h.