Com o fim da temporada de praia, a região do Araguaia atrai turistas pelas belezas naturais; Serra Azul é uma delas

Turismo 

Thamires Coelho

 

A temporada de praia na região do Araguaia, que geralmente está associada ao período de férias escolares, caminha para o esvaziamento das cidades, depois de semanas de muito movimento em hotéis, bares e eventos. No entanto, as belezas naturais continuam atraindo pessoas para a visitação de ligares naturais e singulares na região.

 

No roteiro do turismo ambiental do Araguaia está o Parque Estadual Serra Azul, com a abrangência de 11.002,04 hectares, que fica localizado na cidade de Barra do Garças (MT), um destino procurado pelos visitantes e também moradores da cidade, que buscam experiencias de ecoturismo e contato com a natureza.

 

O parque oferece quantidade considerável de atrativos para os visitantes, como a escadaria da fé com altura de 700 metros e 1.204 degraus, da base até a estrutura, em que está a imagem do Cristo Redentor, na parte mais alta da cidade de Barra do Garças. 



Entrada do Parque Estadual Serra Azul com suas cachoeiras, trilhas e cachoeiras

imagem site Botoblog/reprodução.



Conforme Cristiane Schnepfleitner, analista de meio ambiente e gerente regional do parque, a permissão para o desafio de subir os degraus funciona diariamente das 5h45 às 18h. Quando se está no chamado Mirante do Cristo, é possível uma visão em torno dos Rios Araguaia e Garças, área que fecha às 18h para aqueles que acessam pela entrada principal de veículos, e às 19h30 para quem sobe pela escadaria.

 

Na cidade de Barra do Garças são catalogadas quatro estação, uma ou mais queda d'água e três cachoeiras, Playmobil, usina e última PÈ da Serra, conforme Schnepfleitner, que fazem parte da Serra Azul. Geralmente muito procuradas pelos visitantes que caminham por Trilhas em meio à natureza até as Cachoeiras, o que é permitido até às 17h.

 

Enigmas extraterrenos

 

Famoso na região, o Discoporto chama atenção dos visitantes e se mostra um local comentado no município, devido os enigmas que envolvem discussões sobre a existência de extraterrestres, que porventura podem sobrevoar a região, principalmente durante as noites mais escuras. A região que também é conhecida por ser um lugar de misticismos, relacionados a natureza e histórias sobre cidades subterrâneas.

 

Na cidade mato-grossense está também a chamada Gruta dos Pezinhos, na Serra Azul, embora ainda não seja liberada para visitação.


Com o crescimento do ecoturismo na região, conforme Schnepfleitner, o parque teve um aumento do fluxo de visitantes nos últimos anos, atraindo pessoas de todas as partes do país, que buscam a beleza natural e misticismo dos atrativos locais.

 

Com atenção à segurança do turista e a sustentabilidade ambiental a gestão do parque implementou normas rigorosas, incluindo a proibição de bebidas alcoólicas, cigarros, remoção de frutas ou plantas, como relata Schnepfleitner. Todos são orientados a respeitar as leis de trânsito, com atenção à velocidade dentro do parque, devido à presença de animais silvestres.


Somente nas terças-feiras não è permitido a visitação no parque para que seja feita a manutenção do ambiente, garantindo a preservação das trilhas e atrações para novos visitantes.