Educação
João
Pedro Vieira
Colaboração
O número
de jovens que ingressaram no ensino superior brasileiro, nos últimos anos, representa
cerca de 25% da população entre 18 e 24 anos, como revela o Censo da Educação
Superior de 2022.
O alto número de jovens sem acesso ao ensino superior é apenas uma das várias lacunas que envolvem a evasão universitária.
A necessidade do emprego, os cursos a distância e Covid-19 são alguns fatores apontados que dificultam os jovens de permanecerem no ensino superior - imagem Cristiano Costa. |
Um dos pontos que justificam essa questão, segundo o Mapa do Ensino Superior, realizado pelo Instituto Semesp e publicado no ano passado, é a desvalorização do diploma, o aumento no número de cursos a distância (EaD).
A
pandemia de Covid-19 que ocorreu entre os anos de 2019 e 2022 também refletiu
no número de estudantes que retornaram às universidades neste período.
Outro
fator que explica o afastamento dos jovens do ensino superior é a necessidade
de trabalhar e a dificuldade de conciliar o estudo com a busca indispensável
por renda.
Campus UFMT Araguaia
No Campus
Araguaia, a situação não é diferente, e já vem sendo sentida pela instituição
há algum tempo, como aponta a professora do curso de Letras, Maria Claudino da
Silva em reportagem que apresentamos na sequência.
A
produção foi realizada durante as atividades da disciplina Produção
Laboratorial em Áudio e Radiojornalismo do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia,
ministrada pela professora Carina Benedeti.