Espanha conquista a Euro 2024 e se torna a maior vencedora do campeonato europeu

Futebol

Vitor Fernandes


A Espanha conquistou sua quarta Eurocopa, e se consagra como a seleção que mais vezes venceu o torneio europeu. O jogo foi realizado no último domingo (14), em Berlim, na Alemanha, onde o time espanhol venceu a seleção da Inglaterra por 2 a 1, com gols de Nico Williams e Mikel Oyarzabal, e de Cole Palmer que diminuiu para os ingleses. 



Seleção da Espanha levantando o troféu da Eurocopa 2024 depois da vitória 
sobre a Inglaterra
 – imagem reprodução.

.



Com jogo eletrizante do começo até o fim, o favoritismo da Espanha prevaleceu durante boa parte da partida, mas assim que os ingleses empataram, a Inglaterra começou a levar perigo para o campo adversário, e com um lance no limite da linha do impedimento, a Espanha tomou a frente do placar novamente, e conquistou a taça do torneio. 


A seleção da Espanha não conquistava uma Euro há 12 anos, mas vinha de uma sequência vitorias em 2008 e 2012, com dobradinha de conquista no campeonato europeu. Os espanhóis venceram também a Copa do Mundo de 2010. 


Lamine Yamal, jogador espanhol que atua no Barcelona foi o grande destaque do país na competição, o jovem começou o torneio com apenas 16 anos e terminou conquistando o título com 17, já que fez aniversário um dia antes da final.


O jovem tornou-se o jogador mais jovem a conquistar uma Eurocopa, sendo considerado o melhor jogador sub 21 da competição. Na final deu assistência para o primeiro gol da equipe na decisão, finalizando a competição com 1 gol e 4 assistências, se tornando o líder na estatística do torneio em passes para gol.


O meio campista Rodri da Espanha também levou um título individual, eleito o craque da Euro 2024. O jogador do Manchester City atuou somente os primeiros 45 minutos da final, substituído após sofrer uma lesão.


A Inglaterra perdeu sua segunda final seguida, a derrota também ocorreu na edição passada da competição para a Itália. Com isso a seleção inglesa continua sem o título inédito da Eurocopa.